O consumo de bens massivos na América Latina deverão continuar em alta neste ano e o Brasil será o protagonista desse crescimento. A projeção é da Kantar, companhia especializada em dados, insights e consultoria, com base no estudo “Consumer Insights 2023”. O levantamento acompanha o comportamento dos latino-americanos de maneira contínua e visão em 360 graus desse consumo.
Com a redução geral da pressão de consumo, a consultoria vê melhorias para todos os países da região ao longo de 2024. O Brasil deverá se destacar entre os vizinhos em razão da recuperação das grandes compras de abastecimento para o lar, passando de -3% em 2022 para 9% no ano seguinte. No entanto, as compras pontuais, de reposição de itens do dia a dia, continuam relevantes para o cenário, passando de 4% para 8% em dois anos anos.
“A continuação do crescimento no Brasil é esperada para 2024. Ao combinar ferramentas incorporadas ao consumidor com menor desemprego e a inflação sob controle, o consumo de bens massivos deve permanecer com desempenho forte”, comenta Aurélia Vicente, Diretora de Data & Delivery da Kantar.
A ascensão na América Latina, no entanto, ainda está atrasada em relação a outras regiões. A despesa média dos latino-americanos, por exemplo, é 30% inferior à dos britânicos. Ainda assim, ao olhar para o volume indexado da cesta desde 2007, a região foi a que mais se desenvolveu no longo prazo.
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