A cada coleção, pequenas, médias e grandes marcas de moda buscam potencializar a atratividade de seus produtos. E uma maneira de aguçar o interesse do consumidor, seja na vitrine, dentro das lojas ou online, é valorizando looks compostos com peças jeans. Isso porque o jeanswear não sai de moda e sempre conta com uma alta penetração em todas as classes e estratos sociais, idades e nichos comunitários. Uma coisa é certa: ninguém abdica do jeans que está no guarda-roupa.
Uma pesquisa recente realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado, conduzida junto à Vicunha, deixou claro o que pensam os brasileiros: 87% afirmaram que o jeans é a peça mais democrática, abrangendo todos os grupos e estilos. E para 80%, o jeans é fundamental, ou seja, é uma peça obrigatória no guarda-roupa.
Os dados da pesquisa revelaram o que intuitivamente se pode constatar nas ruas do país. Um dos atributos que torna o jeans tão essencial é a sua versatilidade. Isso porque ele permite looks tanto em camisarias leves, jaquetas, calças clássicas, shorts, bermudas, macacões, acessórios, e muito mais. Com isso, as marcas podem criar ilimitadamente, desde alfaiatarias elegantes até artigos em streetwear.
Mas não apenas a aplicação em peças é diversa. O uso no cotidiano também é muito variado. Uma das características marcantes do jeans é poder ser usado em diversos ambientes. Roupas confeccionadas com jeans vão bem porque se adequam, por exemplo, a situações de trabalho, a festas em família e entre amigos, à vida noturna, ao lazer em espaços abertos ou fechados.
Outro atributo do jeans que o torna tão relevante é a sua imortalidade. Não importam as mudanças pelas quais o mundo passe, uma coisa é fato: o jeans continua sendo um produto vivo, atual e desejado no Brasil. Isso se deve ao poder do jeanswear sempre resgatar suas origens e, ao mesmo tempo, reinventar-se com criatividade, conectando-se com as novas tendências e gerações.
Se houve pessoas que algum dia duvidaram da longevidade do tecido denim, hoje fica claro que o poder da cultura jeanswear é muito mais forte do que supunham. Basta ir a alguma das festas da geração Z ou a eventos da geração alpha, que a constatação é a mesma: o jeans está sempre por lá.
E quando olhamos para frente, o cenário continua bastante animador. Segundo a pesquisa do IEMI, 99% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar comprando peças com tecidos em denim.
Depois de 150 anos da invenção do jeans, as marcas continuam vendo este artigo como um must have. A oportunidade de seguir contando esta história está nas mãos e nas mentes de designers e criadores de moda, que devem decifrar o desejo das novas gerações, suas escolhas e sua preferência por produtos mais sustentáveis, confortáveis, com propósito e que reflitam a forma como as pessoas desejam se expressar para o mundo.
German Alejandro Silva é diretor Comercial e de Marketing da Vicunha.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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