Demanda por voos da Gol cai 44% no 1º trimestre

Taxa de ocupação em março ficou em 71,8%, levemente acima da registrada no ano passado

A Gol divulgou em relatório que a demanda por voos no primeiro trimestre de 2021 registrou queda de 44%, em relação ao mesmo período do ano passado. A mesma variação foi registrada no caso da oferta, resultando em uma taxa de ocupação de 79,8%, indicando estabilidade em relação ao reportado um ano antes.

No mês de março, a demanda de voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), registrou retração de 32% em relação a fevereiro e de 47,8% ante o mesmo mês do ano passado. Ao mesmo tempo, oferta (em assentos-quilômetros ofertados, ASK) recuou 23% na comparação com o mês anterior e 47,7% com o mesmo período de 2020.

A taxa de ocupação dos voos ficou em 71,8%, levemente acima da registrada em mês de março do ano passado, de 71,6%.

A companhia aérea operou uma média de 245 voos por dia e diz que adequou frequências à menor demanda nos seus hubs de Congonhas (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro), Brasília (Distrito Federal), Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia). A Gol não realizou voos internacionais no mês.

No total, empresa realizou 7.581 decolagens, queda de 52% em relação a março de 2020. No acumulado do primeiro trimestre, a aérea atingiu 32.689 decolagens, queda de 48,1% ante igual período do ano anterior.

De acordo com a empresa, o resultado se deve a uma redução na demanda por passagens aéreas, além do aumento no número de cancelamentos e não comparecimentos, fruto dos efeitos de uma segunda onda da covid-19.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile