Aramis investe em omnichannel e amplia presença no varejo de moda

Marca vai investir na abertura de lojas próprias, franquias, reforma de lojas e integração com os marketplaces

Com o objetivo de fortalecer todos os seus canais de vendas e expandir sua presença omnichannel, a Aramis, marca de vestuário masculino pertencente à house of brands Aramis Inc, vai investir na abertura de lojas próprias, franquias, reforma de lojas e integração com os marketplaces.

A estratégia visa aumentar a frequência dos clientes, além de atrair novos consumidores para a marca. Atualmente, a Aramis conta com mais de 120 lojas e está presente em 1.200 multimarcas. De 2014 para 2024, a companhia saiu de um faturamento de R$ 140 milhões para R$ 575 milhões. 

“Esses 10 anos foram uma construção dos alicerces para preparar a companhia para o crescimento, com consistência. Foi um processo de transformação do próprio negócio, descobrindo as alavancas e o tamanho da potência que a Aramis tem”, afirma Richard Stad, que assumiu como CEO da Aramis Inc em 2014. 

Como parte dos esforços de expansão física, a Aramis planeja inaugurar 12 franquias ao longo deste ano, seguir com a sequência de reforma de unidades para o modelo atual e a compra de lojas próprias em cidades ou shoppings que posicionam bem a marca. A meta é chegar entre 180 a 200 lojas da Aramis até 2028.

“Fizemos um modelo usando IA que é muito interessante. Nós utilizamos vários dados nossos, demográficos e de regiões, para fazer um mapa de onde deveríamos expandir nossas lojas monomarcas, tanto próprias como franquias”, explica Stad. 

Para atingir um crescimento digital na casa de 30%, a empresa fará um processo de integração do marketplace com seus canais físicos, visando alcançar um maior número de consumidores e proporcionar uma experiência de compra personalizada.

“Nós temos também uma estratégia importante com o e-commerce e para as lojas, com foco em trazer novos consumidores para conhecer a Aramis atual”, destaca o CEO.

Em meio a seus planos de expansão, a Aramis pretende dobrar seu tamanho nos próximos três anos e se tornar uma das principais gestoras de marca do Brasil, estabelecendo uma meta de faturamento de R$ 1 bilhão até 2026.

“Em 2023 e 2024 tivemos nossos anos de governança, organizando a casa e preparando a estrutura da companhia para manter um ritmo de crescimento escalável, com a visão de ser destino nº 1 de lifestyle dos homens”, afirma.

Aramis
Richard Stad, CEO da Aramis

Investimento em tecnologia

Com a utilização de dados, a Aramis criou um mapa para identificar regiões propícias para abertura de novas unidades de lojas monomarcas, tanto próprias como franquias.

O modelo foi desenvolvido com o uso de Inteligência Artificial (IA), e a previsão da empresa é alcançar a marca de até 200 novas lojas até 2028 com o auxílio deste mapeamento criado a partir dos dados demográficos da própria companhia.

“Depois de um investimento muito grande em tecnologia e em alicerces, produzindo um data lake e organizando os dados da companhia, nós vemos uma oportunidade gigantesca de colocar o cliente no centro e realizar uma evolução, um aprendizado de jornada, tanto com o cliente final, como com o cliente B2B,” explica Richard Stad.

Adotando essas estratégias e investimentos em tecnologias, o objetivo é maximizar valor e mostrar que o retail tech não se resume à omnicalidade, mas abrange desde a personalização, customização até a segmentação, contribuindo para o aperfeiçoamento da jornada do cliente.

Urban Performance ganhará novo e-commerce

A expansão da Aramis abrange também a marca Urban Performance, que terá um e-commerce próprio nos próximos meses.

“A Urban Performance nasceu com uma missão muito importante: transformar a Aramis na Aramis Inc, em uma house of brands. Nós entendemos que o mercado de athleisure era uma grande tendência global e pensamos: ‘por que não aproveitar que já pretendíamos lançar uma marca nova, aproveitar a tendência e ser a primeira a fazer um lifestyle completo de athleisure no Brasil?’”, conta Stad.

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Imagens: Divulgação

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