O consumo de alimentos que trazem benefícios à saúde cresce no mundo a taxa três a quatro vezes superior à média de expansão das vendas dos produtos convencionais. Uma projeção feita pela Euromonitor mostrou que, no Brasil, o mercado de alimentação saudável deve superar os R$ 40 bilhões em 2014, o triplo do tamanho do mercado há dez anos. Pesquisa Fiesp/Ibope mostrou os cinco fatores que estão moldando mundialmente os novos hábitos e atitudes em relação à alimentação:
1- Sensorialidade e prazer
2- Saudabilidade e bem-estar
3- Conveniência e praticidade
4- Qualidade e confiabilidade
5- Sustentabilidade e ética
A mesma pesquisa mostrou os aspectos considerados mais importantes pelo consumidor no Brasil na hora de experimentar um produto:
54% – Ser da marca em que eu confio ou que conheço
52%- Ser gostoso ou saboroso
28%- Ser nutritivo, enriquecido com vitaminas
27%- Ser um alimento de qualidade
27%- Ser barato
22% – Ser um alimento com menos conservantes