Rede Dollar General cresce com maior oferta de produtos congelados

As vendas líquidas e mesmas lojas da Dollar General Corp e da Dollar Tree Inc. subiram no primeiro trimestre. Executivos de ambas as redes relataram progressos nos esforços para aumentar o volume de alimentos e bebidas em suas lojas.

Para o primeiro trimestre fiscal de 2019 encerrado em 3 de maio, a Dollar General viu as vendas líquidas crescerem 6,6% ano a ano, chegando a US$ 6,62 bilhões. O varejista de Goodlettsville, no Tennessee, atribuiu o ganho a contribuições positivas de vendas de novas lojas e crescimento nas vendas mesmas lojas, parcialmente compensadas pelo impacto do fechamento de algumas unidades. As vendas comparáveis ​​cresceram 3,8%.

“Esse forte desempenho de vendas líquidas no primeiro trimestre de 2019 mostrou mais uma vez que podemos continuar impulsionando o crescimento das vendas de novas lojas e lojas maduras. Além disso, durante o primeiro trimestre, continuamos a ganhar participação de mercado em vendas de produtos altamente consumíveis, o que foi um dos principais impulsionadores de nosso desempenho forte e equilibrado”, disse o CEO da Dollar General Todd Vasos em uma teleconferência com analistas. “Nossa taxa de crescimento de 3,8% no primeiro trimestre de 2019 resultou tanto do aumento no tamanho médio da cesta quanto do crescimento do tráfego de clientes. Dirigir o tráfego lucrativo para nossas lojas continua sendo uma prioridade, e estamos satisfeitos em ver nossos esforços de entrega durante o trimestre”, afirmou Vasos.

“Vimos outro trimestre muito forte em crescimento das vendas de consumíveis. Nosso crescimento de vendas de não-consumíveis foi impulsionado por fortes resultados tanto sazonais quanto domésticos”, acrescentou o executivo.

Na Dollar Tree, as vendas líquidas do trimestre fiscal de 2019 encerrado em 4 de maio totalizaram US$ 5,81 bilhões, um aumento de 4,6% em relação ao ano anterior. No geral, as vendas mesmas lojas subiram 2,2%, refletindo ganhos de 2,4% para a bandeira da Dollar Tree (2,5% em moeda constante) e 1,9% para a Family Dollar, informou a varejista com sede em Chesapeake, Virgínia. Os consumíveis tiveram bom desempenho para nas duas bandeiras, com a Family Dollar registrando seu 10º trimestre consecutivo de vendas positivas na categoria.

“Estou orgulhoso dos esforços de nossa equipe ao longo do primeiro trimestre, já que muitas das iniciativas que discutimos no quarto trimestre foram iniciadas e estão progredindo bem”, disse Gary Philbin, presidente e CEO da Dollar Tree. “Nossa equipe Dollar Tree entregou um sólido aumento nas vendas mesmas lojas enquanto realizava a mais dura comparação trimestral em relação ao ano anterior, e a Family Dollar demonstrou mais uma vez uma aceleração sequencial nas vendas. De fato, o segmento Family Dollar teve seu maior aumento trimestral de vendas mesmas lojas desde que começamos a reportar o balanço da bandeira.”

Vasos, da Dollar General, observou que a empresa expandiu a DG Fresh, uma iniciativa anunciada em março na qual a rede migrará para a autodistribuição de produtos perecíveis, principalmente alimentos frescos e congelados. A primeira fábrica da DG Fresh, em Pottsville, Pensilvânia, começou a enviar produtos para 300 lojas em janeiro e agora atende mais de 800 lojas no Nordeste dos EUA, disse ele.

“Embora ainda seja cedo, já estamos reduzindo com sucesso o custo do produto nesses tipos de itens. Acreditamos que, à medida que continuarmos a escalar a DG Fresh, ela melhorará significativamente nossa margem bruta. Duas outras metas importantes para a DG Fresh são impulsionar entregas mais pontuais e in-stocks, e estamos encorajados pelos resultados iniciais que estão alinhados com nossas projeções”, explicou Vasos.

A DG Fresh permitirá que a Dollar General “controle seu próprio destino” em alimentos frescos e congelados, ressaltou. “Isso incluirá uma seleção mais ampla de marcas nacionais que nossos clientes procuram, bem como uma oferta aprimorada de itens saudáveis. Embora a produção não esteja incluída no lançamento inicial, acreditamos que a DG Fresh poderia fornecer um caminho para expandir nossa oferta de produtos para mais lojas no futuro”.

A Dollar General planeja abrir mais três instalações da DG Fresh em 2019, com sua segunda instalação em Clayton, N.C., prevista para ser inaugurada nas próximas semanas. “Para o ano de 2019, nossa meta continua sendo a implantação de nosso modelo de autodistribuição em até 5.000 lojas”, disse Vasos.

Durante o primeiro trimestre, a Dollar General abriu 240 novas unidades, remodelou 330 e realocou 27 lojas, encerrando o período com 15.597 unidades em 44 estados. Vasos observou que 128 das lojas remodeladas foram convertidas para o formato Dollar General Traditional Plus (DGTP), que acomoda mais itens congelados. “Também adicionamos produtos a aproximadamente 50 lojas, elevando o total de lojas que oferecem nossa produção para aproximadamente 480”, disse ele.

As lojas tradicionais remodeladas armazenam cerca de 22 geladeiras a mais e tem um aumento médio de vendas de 4% a 5% após o primeiro ano. As lojas DGTP têm cerca de 34 geladeiras a mais e geram uma média de 10% a 15% de aumento de vendas.

“A expansão dos refrigeradores continua a ser a iniciativa de merchandising mais impactante”, disse Vasos. “Além de ser um ótimo atrativo para aumentar tráfego nas lojas e o ticket médio, nosso sucesso nesta expansão forneceu a escala necessária para iniciar o DG Fresh. No primeiro trimestre, adicionamos mais de 12.000 geladeiras ao longo da cadeia. Também aumentamos o número de lojas com nossa oferta de alimentos e bebidas saudáveis] no primeiro trimestre, elevando o total da cadeia para aproximadamente 3.400 lojas.”

Para este ano, a Dollar General planeja abrir 975 novas lojas, remodelar 1.000 lojas tradicionais e realocar 100 unidades. “Temos um pipeline imobiliário robusto e estamos animados com o crescimento contínuo à nossa frente em 2019”, disse Vasos.

Philbin, da Dollar Tree, disse que os destaques do primeiro trimestre incluem a conclusão das conversões de 372 lojas da Family Dollar para o formato H2 e a adição de “Zonas de Snacks” (área de petiscos) em 324 lojas da Dollar Tree. As remodeladas H2 Family Dollar trazem mais refrigeradores, um sortimento maior de consumíveis (incluindo vários produtos de marca própria) e a adição de bebidas para adultos.

“Olhando para as duas bandeias, no primeiro trimestre abrimos um total de 91 novas lojas, 65 Dollar Trees e 26 Family Dollar. Nós realocamos ou expandimos 11 lojas, seis Dollar Trees e cinco Family Dollars”, disse Philbin. “Remodelamos 372 lojas da Family Dollar como parte de nossa iniciativa de renovação da H2, e rebatizamos 45 lojas de Dollar Dollar para Dollar Tree, com um total de 519 projetos durante o trimestre. Também adicionamos freezers e coolers em 102 lojas Dollar Tree, chegando a um total de 5.766 lojas da Dollar Tree com freezers e resfriadores”.

Dezesseis lojas Family Dollar e nove Dollar Trees foram fechadas durante o trimestre. Assim, a empresa encerrou o período com 15.264 lojas (7.102 Dollar Trees e 8.162 Family Dollars) em 48 estados e cinco províncias canadenses. Em março, a Dollar Tree revelou planos de fechar até 390 lojas da Family Dollar este ano – com a maioria dos encerramentos ocorrendo no segundo trimestre – como parte de um programa de recuperação da bandeira.

A Dollar Tree planeja renovar cerca de 1.000 lojas Family Dollar em 2019, incluindo a adição de bebidas para adultos em 1.000 lojas e a expansão de freezers e refrigerados em cerca de 400 lojas. As seções de impacto em preço, incluindo os sortimentos de mercadorias de $1 Dollar Tree, também estão sendo adicionadas às lojas da Family Dollar. A empresa disse que as unidades H2 estão tendo um aumento médio de vendas acima de 10%.

“Estamos vendo uma melhora significativa no desempenho operacional em toda a área de lojas Family Dollar, resultando em aumento de tráfego e baixos preços”, disse o presidente e CEO da Family Dollar, Duncan Mac Naughton, aos analistas. “Estamos satisfeitos com os resultados do nosso programa de renovação da H2, tanto com o tráfego quanto com a diversidade de nossas localizações. As composições estão sendo dirigidas em dois terços pelo tráfego e um terço pelo ticket médio.”

Em 4 de maio, a Family Dollar tinha cerca de 550 lojas H2, em comparação com cerca de 200 no início do ano. No primeiro trimestre, foram adicionadas bebidas para adultos a cerca de 45 lojas, e os freezers e coolers foram expandidos em cerca de 55 lojas.

“Os clientes indicam que estão fazendo compras com mais frequência e gastando mais pelo melhor sortimento, pela seleção mais ampla de itens de US$ 1, mais produtos congelados e refrigerados e lojas mais limpas”, disse Mac Naughton.

* Imagem reprodução

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