Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Novos meios de pagamento aumentam problema de falta de troco no varejo

Brasil tem 16,3 milhões de pessoas desbancarizadas e outras 17,7 milhões sub-bancarizadas, que lidam diariamente com troco em espécie

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Novos meios de pagamento aumentam problema de falta de troco no varejo

Os pontos positivos da digitalização e do mundo cada vez mais online são inquestionáveis. Porém, também há aspectos desafiadores para a economia que estão sendo deixados de lado. No varejo, com a utilização de cartões, os pagamentos digitais utilizando dispositivos móveis e o Pix, diminuiu, ainda mais, a circulação de dinheiro físico em frações, o que afetou o problema da falta de troco nos caixas.

O Brasil tem 16,3 milhões de pessoas desbancarizadas (sem conta em banco) e outras 17,7 milhões sub-bancarizadas (que utilizam pouco ou não têm acesso aos produtos e serviços disponíveis no mercado), segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2021. Um relatório recente da Martercard comprova que a maioria dos latino-americanos teve acesso a produtos financeiros básicos entre 2020 e 2023, mas 21% continuam excluídos.

Em relação ao acesso à Internet, um estudo de 2022, também do Instituto Locomotiva, em parceria com a consultoria PwC, revela que 33,9 milhões de brasileiros não têm acesso à Internet e 86,6 milhões têm acesso parcial (não diário). O cruzamento desses números dá uma ideia do número de brasileiros que ainda utilizam dinheiro físico.

Até 2024, o Banco Central planeja lançar o Real Digital, que deve reduzir a emissão de papel-moeda. O futuro, então, é de ainda mais facilidade nas operações para bancarizados com acesso à Internet e de dificuldade para quem ainda depende de dinheiro físico.

“Ao revisar as diretrizes do Real Digital, o Banco Central apresenta como desafios no reflexo da economia a interoperabilidade nos sistemas financeiros, ou seja, a tecnologia. Porém, ainda pouco se fala dos prejuízos ao consumidor com a falta do troco e também para o varejo, principalmente o pequeno comércio, já que a logística para ter dinheiro em frações no caixa consome altos investimentos”, alerta Rodrigo Dória, CEO e fundador do Super Troco, plataforma de pontos e benefícios voltada ao varejo físico e online.

Aumento de soluções para a falta de troco no varejo

“Os pagamentos em dinheiro ainda são uma realidade. E quanto menos dinheiro em circulação, diretamente proporcional é a falta do troco nos caixas. Lembrando que a gestão desse troco reflete em gastos para o varejista e insatisfação do cliente com a experiência”, explica Dória.

De qualquer forma, mesmo com seu propósito de solução à falta de troco escalando fortemente entre os parceiros do varejo, o Super Troco já utiliza sua experiência neste setor para diversificar o modelo de negócio.

“Nossa plataforma se transformou em uma ferramenta de relacionamento e fidelização com o consumidor. Para que tenham acesso aos benefícios, os clientes passam a fazer questão de comprar pontos Super Troco mesmo nos pagamentos realizados com cartões de crédito ou débito e até mesmo nas transações digitais e compras online direto em nosso site”, finaliza Dória.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: BANCOSBrasilcashcomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumodinheirodinheiro em espéciemeio de pagamentomeios de pagamentomeios de pagamentostrocovarejo

Conteúdo Relacionado

Sanofi anuncia investimento de ao menos US$ 20 bilhões nos EUA até 2030

de Redação 14 de maio de 2025

China suspende medida de Lista de Entidades Não Confiáveis para 17 empresas dos EUA

de Redação 14 de maio de 2025

Burberry Group planeja demitir 1,7 mil funcionários

de Redação 14 de maio de 2025

Na China, varejistas dão descontos em iPhones diante desaceleração de vendas da Apple

de Redação 14 de maio de 2025

iFood realiza campanha na Times Square para celebrar marca de 120 mi de pedidos mensais

de Redação 14 de maio de 2025

Nintendo é notificada pelo Procon-SP por mudança unilateral nos termos de uso

de Redação 14 de maio de 2025

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

de Redação 14 de maio de 2025

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

de Redação 14 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile