O Latam Retail Show deste ano, de 14 a 16 de setembro, tem como macrotema a Sociedade 5.0, aquela que evoluiu nos seus comportamentos, valores e atitudes impactada pela crescente presença da tecnologia e do digital em nossas vidas.
Mas talvez devêssemos já pensar na Sociedade 5.1, aquela que combina os elementos presentes na 5.0 com as novas perspectivas geradas pelo impacto da pandemia com a crescente preocupação e valorização de temas ligados a saúde, bem-estar, conveniência, desequilíbrios econômicos e demandas sociais e de sustentabilidade.
O conceito da Sociedade 5.0 foi desenvolvido no Japão em 2016 e adotado pelo Keidanren, a poderosa entidade agregadora do pensamento empresarial naquele país e que tem papel fundamental no repensar estratégico das prioridades para o desenvolvimento sustentável por lá.
Na história da evolução da sociedade, migramos do primeiro estágio, o da caça, Hunting, para sucessivamente a Agrária, a Industrial, a da Informação e a 5.0, da Imaginação. Nesse processo, essa sociedade seria aquela na qual criatividade e imaginação estariam a serviço da geração de mais valor para uma população cada vez mais diversa.
O tema será apresentado logo na abertura do evento por Yoko Ishikura, que foi empossada neste 1º de setembro como head da Agência Digital do Japão, órgão criado para coordenar os esforços de atualização tecnológica e digital do país, numa visão claramente ambiciosa em termos de avaliação do que é feito e o que poderia ser feito nos temas digitais e de tecnologia.
Nos debates que envolvem as discussões sobre a Sociedade 5.0 no Japão e de forma mais abrangente no mundo, estão em pauta os grandes temas globais, como o envelhecimento da população, as mudanças nas relações e locais de trabalho, a emergência da consciência ambiental, a criação de valores e propósitos e outros mais abrangentes, como a mudança do peso e influência geopolítica entre países e regiões e a tendência de valorização do aqui e agora precipitada por algumas economias.
Todos esses temas de significativa relevância têm estado presentes nas discussões dos mais importantes fórum globais, mas no Japão transformaram-se em pauta da recém implantada Agência Digital, porque se entende que muitas das respostas para os desafios do presente e do futuro podem e devem ser buscadas com apoio, pesquisa e soluções geradas pela tecnologia e o digital.
Mais relevante ainda, e exemplo para nosso contexto, é o fato de que essa proposta foi abraçada pelo Keidanren, a Federação de Negócios do Japão, entidade que iniciou suas atividades na reconstrução do país logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e que reúne as mais importantes lideranças dos setores empresariais.
A recente pandemia de covid-19 e suas variantes aceleraram alguns dos movimentos em evolução, especialmente aqueles ligados à proteção do que é local, às novas alternativas de trabalho remoto, ao sentimento de vulnerabilidade, que desperta o senso de urgência no trato de soluções, e ao foco no aqui e agora, que valoriza a conveniência, além da crescente consciência das atividades empresariais incorporarem causa e propósito em suas propostas estratégicas. Isso tudo justificaria pensarmos na Sociedade 5.1, natural evolução das propostas da 5.0.
Em termos mais amplos, muito há por discutir, debater e agir.
No plano mais básico do mercado, do consumo e do varejo, seus impactos já são sensíveis e estão sendo incorporados por estratégias e ações, incluindo diversificação de canais, maior proximidade e monitoramento contínuo do comportamento dos consumidores, desintermediação nos processos de distribuição, com o repensar das categorias de produtos e das propostas das marcas, e a integração de atividades, muitas vezes na forma de Ecossistemas de Negócios, visando maior eficiência e produtividade em toda as cadeias.
Inclui também tudo que tem sido implementado na rastreabilidade da origem dos alimentos, com uso até de blockchain, como fazem Carrefour, Auchan, Aldi e outros; no aumento da oferta de produtos naturais e orgânicos – inclusive por redes especializadas, como Whole Foods e Natural da Terra, esta aqui no Brasil; nas soluções integradas visando melhoria da eficiência e produtividade na cadeia logística, que têm como exemplo Mercado Livre, Magalu, Via e Americanas; além de muitas outras frentes envolvendo os conceitos contidos na sigla ESG, que se tornaram elemento importante para avaliação da maturidade das organizações e fator de aumento do valuation das empresas.
Para entender a perspectiva global das transformações que têm ocorrido e avaliar seus impactos diretos e indiretos no varejo, no consumo e nas organizações empresariais que atuam nesse setor, com essa consideração amplificada pelos conceitos da Sociedade 5.1, temos que abrir o foco para muito além do dia a dia dos negócios e dedicarmos tempo e atenção para, sistemática e analiticamente, considerarmos tudo isso na recriação de uma nova visão estratégica sobre o volátil futuro emergente.
Durante o Latam Retail Show 2021, ocorrerá ampla discussão sobre as transformações que a realidade global e local vivenciam por conta das mudanças geradas na Sociedade 5.0 e sua evolução 5.1 no varejo e no consumo pós-pandemia e seus impactos nos negócios e no mercado. Serão 220 palestrantes em 82 horas de conteúdo, 5 palcos simultâneos e mais 3 pesquisas inéditas e exclusivas para apoiar a revisão de conceitos e estratégias das empresas, dos profissionais e empresários ligados a esses setores.
Uma imperdível imersão na realidade do presente e na visão do futuro.
Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
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