Pesquisa mostra que 75% das empresas já foram ameaçadas por fake news

Maioria dos líderes afirmam não ter um plano de contingência específico para enfrentar eventuais campanhas de desinformação

Pesquisa mostra que 75% das empresas já foram ameaçadas por fake news

Um levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), com profissionais do setor que trabalham ou atendem grandes empresas no Brasil, mostra que 75% dessas organizações já foram ameaçadas por fake news que poderiam macular a reputação de suas marcas no mercado.

Segundo o levantamento, 67% acreditam que é consistente ou alto o risco de a empresa na qual trabalham ou atendem ser acometida por uma grave crise de imagem em razão de futuras fake news. Apesar disso, 71% dos líderes consultados afirmam não ter um plano de contingência específico para enfrentar eventuais campanhas de desinformação.

“Percebe-se que as empresas precisam preparar mais seus colaboradores para enfrentar os perigos e a urgência dessa questão”, afirma Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje.

O treinamento para enfrentar crises decorrentes de fake news também não entrou na agenda da maioria das empresas consultadas. Entre os entrevistados, 82% garantiram que os altos executivos de suas organizações jamais fizeram uma preparação para enfrentar notícias falsas.

Mesmo no âmbito das áreas de comunicação e marketing, percebe-se uma falta de preparo sobre o tema. Só 12% desses profissionais confirmaram ter realizado um treinamento sobre desinformação e 53% declaram ter um baixo conhecimento sobre a Lei de Fake News recentemente aprovada no Brasil.

“Acreditamos que é por essa razão que sentimos um forte comprometimento das lideranças de comunicação das grandes corporações brasileiras em apoiar nossa iniciativa para enfrentar o problema”, afirma Santos.

A enquete da Aberje foi realizada no âmbito do seu Comitê de Relacionamento com a Mídia e Influenciadores Digitais, grupo de estudos constituído por profissionais associados à entidade, que reúne 50 profissionais seniores de comunicação de grandes empresas. Essas organizações somam US$ 1,8 trilhão de valor de mercado no mundo e abarcam os segmentos financeiro, farmacêutico, automobilístico, tecnológico, alimentar, entre outros.

Aliança contra fake news

Denominada “Aliança Aberje de Combate às Fake News – movimento empresarial contra a desinformação”, a iniciativa é baseada no código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê compromissos com o não-partidarismo, com as fontes, com a prestação de contas, com a transparência e com a honestidade. O objetivo da iniciativa é auxiliar e capacitar as organizações para combater a desinformação.

Imagem: Reprdoução

 

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