A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição, pela Eurochem, de uma mina de fosfato localizada na Serra do Salitre, em Minas Gerais, atualmente de propriedade da Yara Brasil Fertilizantes. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O ativo objeto da operação engloba uma mina de fosfato, uma unidade de beneficiamento, uma barragem, plantas químicas e unidades de granulação localizadas no município de Serra do Salitre, no Estado de Minas Gerais, que estão atualmente em desenvolvimento e construção.
Segundo as empresas, o início das operações está previsto para julho de 2023, embora a mineração de rocha fosfática na mina de fosfato esteja parcialmente em operação. “Depois de concluído, o Ativo Salitre será uma instalação integrada para a produção de fertilizantes fosfatados”, afirmam.
“Como justificativa para a realização da operação, as requerentes explicam que a Eurochem pretende avançar em sua estratégia de crescimento global. Nesse sentido, o Ativo Salitre, que tem localização estratégica sob a perspectiva da demanda de fertilizantes, aumentará a eficiência de seu processo produtivo quando estiver plenamente operacional”, cita parecer sobre o negócio divulgado pelo Cade. “Sob a perspectiva da Yara, o desinvestimento do Ativo Salitre faz parte de sua estratégia de realocar capital para suas áreas de foco estratégico”, acrescenta.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Reprodução