IA: as tarefas pesadas ficam com você, ok?

Episódio 2: Como fica a minha rotina com IA

IA: as tarefas pesadas ficam com você, ok?

Neste artigo, vou dar sequência na série sobre potencialização das pessoas com a IA. Eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos falar sobre como podemos melhorar a nossa rotina com as novas tecnologias.

As tecnologias chegaram com toda força no nosso dia a dia e, com isso, sempre vêm à tona o medo da substituição, ou seja, será que a IA vai pegar o meu lugar?

Você tem empatia, criatividade, pensamento crítico e originalidade. A IA não tem. A IA tem tração, tem capacidade de processar dados e de resolver tarefas complexas de forma muito mais rápida que o ser humano.

Você tem a “gavetinha” do pensar crítico. Você é o gerador de ideias criativas. Você sabe achar caminhos para resolver problemas usando a sua inteligência emocional, sensibilidade e empatia. E a IA está a seu dispor.

Ela veio agregar “motor” a sua rotina. Você tem a sua disposição uma inteligência que vai lhe dar respostas rápidas e precisas, que vai encontrar em um volume imenso de documentos as informações que você precisa, como para os advogados, que precisam analisar grandes quantidades de documentos com rapidez e precisão.

Para exemplificar, segundo o McKinsey Global Institute, a IA pode melhorar a eficiência e a precisão do diagnóstico médico em até 30%, porque ela pode ajudar na busca de dados para realizar o diagnóstico e encontrar tratamentos mais eficazes. Ainda dentro da área da saúde, segundo a pesquisa feita pela Universidade de Northwestern, a IA pode ajudar a reduzir os erros de leitura em exames de mamografia em 85%.

E quais os pontos de atenção? Ética e segurança. A IA precisa ser desenvolvida de forma transparente, ética e responsável. Essas são as preocupações que devemos ter em relação a IA para que ela execute as suas funções com transparência, ética e traga ganhos para a sociedade.

E com essa grande ajuda que ela vai nos dar, vai nos sobrar tempo para deixarmos a vida mais leve e mais feliz. E teremos muito mais tempo para as ideias brilhantes, para os momentos de empatia com os outros, enfim, para usufruirmos do que plantamos.

Finalizo este artigo resgatando o que considero mais importante e que é a mola que sempre moveu o mundo e que traz evolução para humanidade: o pensamento. Através dele, a humanidade cria, inventa e evolui. A IA veio, sem dúvida alguma, para potencializar as pessoas.

A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ela irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile