A 11ª edição da CCXP marca a estreia de mídias out of home (OOH) dentro do pavilhão do São Paulo Expo, oferecendo um novo canal de comunicação para marcas alcançarem os cerca de 290 mil visitantes esperados entre 5 e 8 de dezembro.
A novidade integra cubos de LED espalhados estrategicamente pelo espaço de 115 mil metros quadrados, exibindo anúncios de marcas como YouCom, Amigos do Bem e Smiles, que, apesar de não contarem com estandes, encontraram nessa solução uma forma de marcar presença no evento.
Segundo Otávio Juliato, Chief Commercial Officer (CCO) e cofundador da CCXP, a decisão de implementar o circuito interno de mídia digital foi motivada pela busca das marcas por maior visibilidade.
“Nós divulgamos esse formato para o mercado há pouco menos de um mês. Por isso, trouxemos a novidade em uma versão mais ‘dentro da caixa’. O objetivo veio muito da nossa relação com os anunciantes, que estavam provocando, de maneira positiva, formas de ampliar o alcance do evento. Com esse formato, podemos oferecer às marcas novas oportunidades de engajamento tanto dentro quanto fora do pavilhão”, explicou.
A iniciativa também abriu portas para novas parcerias. “Esse formato contribuiu para trazer marcas que ainda não estavam preparadas para ativar experiências mais robustas, mas que queriam estar presentes de alguma forma e atingir o público-alvo da CCXP”, destacou Juliato.
Um formato que combina impacto e experiência
Além de exibir anúncios, o circuito interno possibilitou interações diretas com o público, como promoções, ações “caça ao tesouro” e resgates de cupons via QR Code, proporcionando uma experiência mais imersiva. “Embora o lançamento do formato tenha sido recente, as marcas já pedem para retornar e expandir essa estratégia no próximo ano”, afirmou Juliato, acrescentando que a integração com experiências será o foco nas próximas edições.
Os cubos de LED foram posicionados em áreas estratégicas de grande fluxo e permanência, como as praças de alimentação e as principais atrações do evento. “O formato foi pensado para maximizar o impacto visual e capturar a atenção do público em momentos-chave da experiência”, explicou o executivo.
Parcerias e potencial de crescimento
Para viabilizar o projeto, a CCXP contou com a parceria da The LED, já conhecida pelo trabalho no São Paulo Expo. A escolha, segundo Juliato, considerou a expertise técnica e o acesso a uma base de clientes complementar à da CCXP.
Embora os números da receita gerada com o formato ainda não tenham sido consolidados, o potencial de crescimento é evidente. “Este é um investimento que, sem dúvida, se tornará cada vez mais relevante nas próximas edições, dialogando com os outros formatos de ativação que já oferecemos às marcas”, concluiu o CCO.
Recorde de marcas participantes
A edição deste ano traz mais de 120 marcas participantes em 2024, um recorde para o evento, que chegou a 105 em 2023. Delas, seis são patrocinadoras (Banco do Brasil, Claro, Fanta, Bis, Heineken e Governo Federal) e quatro são apoiadores (Cup Noodles, Mentos, Red Bull e TikTok). Neste ano, Heineken passou de apoiadora a patrocinadora. Já entre os apoiadores, Red Bull e TikTok fazem sua estreia na CCXP.
Os parceiros de conteúdo incluem Adult Swim, Audible, Amazon Prime, Apple TV+, Cartoon Network, Crunchyroll, Disney+, Globoplay, Gullane, H2O Films, Jovem Nerd, Maurício de Sousa Produções, Max, Paramount+, Paramount Pictures, Paris Filmes, Riot Games, Senna, TV Globo, Warner Bros. Games e Warner Bros. Pictures.
Já entre o media partners estão: Alpha FM, Flix Media, Rádio Disney, Terra, We Super OOH e Zanzar.
Imagem: Mercado&Consumo