Lean Inception – Construindo produtos de forma enxuta

O que é Lean Inception?

Resumidamente: é uma metodologia resultante da fusão da Lean Startup e da Rational Unified Process (RUP), que ajuda as empresas a criarem um novo produto de forma ágil.

O modelo de colaboração para a criação de produtos não é novo. Diversas empresas, principalmente os pequenos negócios que precisam de uma orientação, buscam por especialistas na hora de criar seus modelos de negócios, produtos ou serviços.

As metodologias clássicas existentes estão se tornando inviáveis, uma vez que, em um mundo cada vez mais conectado por conta da transformação digital, levar algumas semanas de desenvolvimento para atingir um objetivo não é mais aceitável , pois é praticamente uma eternidade.

O criador do método visualizou no conceito de Mínimo Produto Viável (MVP, na sigla em inglês para Mínimo Viable Product,) a inspiração para o que viria a se tornar sua metodologia, representando um ciclo de colaboração muito mais eficaz e rápido.

O MVP é uma versão simples para um produto que pode ser negociado sem problemas. Ou seja, ele determina quais são as características básicas necessárias para que ele agregue valor e possa ser comercializado pela empresa e, em um ciclo contínuo de evolução, receba melhorias e upgrades, de acordo com os feedbacks dos Early adopters (primeiros usuários do produto). Exemplificamos abaixo o conceito do MVP:

Podemos, então, conceituar a metodologia de Lena Inception como um método de criação de produtos de forma colaborativa, no qual o foco principal é obter o MVP, enxugando todo o processo.

A partir disso, consegue-se alcançar maior eficiência no desenvolvimento tanto de projetos de aplicativos web ou mobile, como de qualquer empresa em transformação digital nos seus produtos e serviços.

Conceituando a criação de um produto

Para criar um produto digital novo ou reformular um produto ou serviço já existente, não basta simplesmente ter uma ideia e começar a desenvolver códigos ou procedimentos. Temos de obter um projeto consistente e no menor tempo possível.

E o desenvolvimento do produto através da Lena Inception proporciona essa entrega de valor, promovendo a liberação incremental de um produto mínimo viável, o MVP.

O MVP simboliza uma versão simples de um produto, que é fornecida aos usuários para validar as principais premissas comerciais ou suas expectativas.

Lembrando sempre que a essência principal de um MVP é ser algo construído para saber se vale a pena continuar com o desenvolvimento daquele produto ou serviço futuramente.

Assim, os recursos são escolhidos com base no teste de suposições ou hipóteses, considerando o que pode ser valioso para os usuários finais.

Se faz necessário entender quem são os usuários que aqui chamaremos de personas: o que eles fazem, seus perfis avaliados e segmentados e o que o produto ou serviço suporta para eles.

Importante definir também como será realizada a análise e medição para saber se o produto vai ser realmente útil para as personas mapeadas em um determinado período.

Esse início é um exercício rico de conhecimento, interações para encontrar e testar quais os recursos serão realmente reconhecidos pelos usuários.

Essa é uma das muitas práticas do chamado Método Ágil, que não possui uma regra inicial pré-estabelecida, só é necessário que se dê o primeiro passo.

Como funciona o Lean Inception  

O problema principal da criação de produtos tradicional é tomar muito tempo e, consequentemente, muitos recursos da empresa, fazendo com que muitas vezes seja perdido o time-to-market.

Em outras palavras, quando o produto é finalizado, o mercado já não está com uma grande demanda dele, ou ela já foi suprida por outra solução, fazendo com que o retorno esperado despenque.

Esse problema é ainda mais acentuado no mercado de produtos digitais, no qual todos os dias surgem novas tecnologias. Sendo assim, qualquer empresa que busque ser competitiva não pode se dar ao luxo de perder tempo em desenvolvimento de soluções.

A ideia do Lean Inception não é desenvolver a solução, mas criar o esboço do que ela será e fazer isso em um prazo de apenas uma semana, enxugando ao máximo o produto e sem foco em funcionalidades que não são necessárias.

O recrutamento

O processo de Lean Inception deve ser colaborativo. Para que ele obtenha sucesso, é preciso reunir o máximo de interessados no produto final, como os desenvolvedores, gerentes e diretores, stakeholders e quem mais for participar de alguma forma do desenvolvimento da solução.

Além disso, o poder de decisão deve estar na mão de alguém, ou seja, uma pessoa dentro do grupo deve ser responsável por “bater o martelo” e encerrar discussões que possam se estender e fazer com que se perca tempo.

As ferramentas

Para o desenvolvimento de uma ideia sobre o MVP, a metodologia de Lean Inception utiliza-se de diversas ferramentas de criação colaborativa, como brainstorming e design thinking.

Dessa forma, todos os envolvidos podem colaborar com ideias para o produto final, sendo que cada um dos insights é analisado rapidamente por todo o grupo e apenas os essenciais são levados a frente.

Um dos grandes desafios atuais que o Lean Inception encontrou foi o fato de ter que ser realizado de maneira remota, com reuniões e encontros online.

A criação do projeto

Outro ponto essencial no Lean Inception é a criação do projeto em que será aplicada a metodologia. Alguns gestores podem ter a ilusão de que é possível aplicar o método em um projeto que não está progredindo como forma de acelerá-lo.

Infelizmente, para que a metodologia funcione, é preciso sempre começar os projetos do zero, sem que nenhuma atividade tenha sido feita, pois apenas dessa maneira as ideias fluirão de forma natural no grupo.

Os problemas

Em um primeiro momento, o foco de todo o grupo reunido para a criação do produto deve ser os problemas enfrentados e que devem ser resolvidos por aquele novo ativo. Aqui são realizadas as apresentações, a explanação dos problemas, definição das personas e o fechamento sobre tudo o que foi dito.

As soluções

Em um segundo momento, após a definição exata de todos os problemas enfrentados, é o momento de criar uma visão de produto que busque resolver os pontos encontrados. Aqui é definido o que o produto é e o que ele não é, o que deve fazer e o que não deve, até que um rascunho de MVP seja formulado e aprovado pela maioria.

Resultados

O principal resultado da aplicação da metodologia de Lean Inception é a diminuição do tempo hábil para a criação de produtos digitais, algo essencial para empresas que atuam no setor de tecnologia e precisam de respostas rápidas para o mercado.

A consequência dessa agilidade é a economia de recursos financeiros e de tempo, uma vez que as empresas respondem rapidamente aos anseios de seu público-alvo e necessitam de menos investimentos para isso.

É claro que o MVP não é o ponto final do desenvolvimento do produto. Após sua finalização e comercialização, parte-se para os estudos de outras necessidades do consumidor final, a fim de criar algo de mais valor e evoluí-lo.

Contudo, o MVP prioriza o essencial e auxilia as empresas a criarem um produto que já pode ser comercializado mais rápido e atenda a todas as necessidades básicas de seus clientes.

Boas Práticas do Lean Inception

Este momento final é o de repensar se a visão do produto, as personas, as jornadas, as features e o MVP ainda fazem sentido, assim como identificar o tamanho do esforço gasto para definir o MVP e todas as suas funcionalidades.

Pode-se definir práticas associando outros métodos, que são representações usadas para prever o progresso.

Case Luiza Labs do Magazine Luiza

O Magazine Luíza é uma das maiores empresas atuantes no setor de varejo hoje e conta com uma grande presença digital, liderando a corrida por inovação dentre as suas concorrentes.

A empresa conta com o Luiza Labs, uma fábrica de desenvolvimento de produtos digitais e tecnologia para as suas plataformas de vendas. O laboratório é o principal responsável pelas inovações dentro da gigante do varejo.

Atualmente, o time de desenvolvedores do Luiza Labs implantou o Lean Inception como a sua metodologia de trabalho para a criação de novos produtos digitais, tanto para clientes externos como para o público interno.

A equipe vem adaptando o método para a sua realidade e hoje já é capaz de criar novos produtos e encontrar a solução para seus problemas em um ciclo de apenas 2 dias, melhorando ainda mais o seu poder de resposta as variações do mercado.

A metodologia de Lean Inception é uma ótima maneira de startups criarem seus produtos digitais de forma enxuta e rápida, sem perder tempo com funcionalidades que não serão utilizadas, garantindo, assim, melhores resultados.

Natalino Franciscato é gerente de Projetos da Gouvêa Consulting.
Imagem: Shutterstock

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