Presente na vida dos consumidores por gerações, a Hello Kitty e o Playmobil comemoram seu aniversário de 50 anos durante a 40ª edição da Abrin, a maior feira de negócios de brinquedos da América Latina. O evento aconteceu entre os dias 3 e 6 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.
O cinquentenário chamou a atenção de marcas importadoras de brinquedos licenciados como a Sunny e a Grow, que investiram na nostalgia do consumidor e na repaginação dos produtos.
De acordo com a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), a categoria de entretenimento/personagens foi a que mais cresceu em 2023, movimentando US$ 138,1 bilhões, cerca de 40,5% do mercado global de licenciamentos totais. O setor de brinquedos foi responsável por 12% dos pedidos.
Conhecida por sua versatilidade no mercado, a Hello Kitty soma mais de 2 milhões de seguidores no Brasil nas redes sociais, mais de 85 milhões de visualizações no Youtube e mais de 18 milhões de SKUS vendidos no país por ano. Hoje, a personagem está estampada nos produtos com opções de bonecos, roupas, lápis de cor, fones de ouvido, mochilas, bolsas, tênis, e mais.
“A Hello Kitty é uma personagem bem definida e versátil. Uma menina de seis anos e uma mulher adulta conhecem a gatinha. Ela segue sendo o que é e, mesmo após 50 anos, ainda é uma garotinha. É o simples bem feito”, afirma Yunes Dalle, gerente de Produto da Grow.
A empresa de brinquedos e jogos de tabuleiro esteve presente na Abrin. Para comemorar o aniversário da Hello Kitty, a Grow levou protótipos de um jogo da memória e três quebra-cabeças, dois para a faixa etária de seis e sete anos, e outro para adultos, de 500 peças.
A personagem nunca esteve inteiramente ausente dos lançamentos dos produtos, mas sua popularidade cresceu durante a volta das tendências do começo dos anos 2000, vista em 2023.
“A Hello Kitty vem crescendo no segmento de moda de luxo e sendo usada por influenciadores como Malu Borges e Livia Nunes Marques. É a prova de que ela não precisa estar atrelada apenas às crianças”, afirma Maiara Dias, head de Marketing da Sunny Brinquedos. A empresa trouxe à Abrin uma linha de figuras sortidas e pelúcias da gatinha.
Para comemorar o aniversário de Playmobil, a Sunny anunciou novos produtos e o relançamento de itens clássicos do seu portfólio. “O aniversário da linha nos traz a oportunidade de apresentar novos playsets e celebrar o icônico boneco que atravessa gerações. É, também, uma forma de nos conectarmos com o tema da feira deste ano, que traz em sua comunicação todo o sentimento de nostalgia que permeia o mundo dos brinquedos”, conta Sharon Czitrom, diretora de Marketing da Sunny Brinquedos.
Imagens: Gabrielly Mendes, Reprodução/Twitter