Natura explora neurociência para comprovar benefícios de novos produtos

Inspiração para o uso da neurociência na área de pesquisa e desenvolvimento vem também da ampla aplicação na área da saúde

Natura explora neurociência para comprovar benefícios de novos produtos

A Natura aposta em fragrâncias energizantes e em uma rotina de autocuidado que inclui massagens e até música para trazer um novo olhar sobre o impacto sensorial dos produtos no bem-estar dos consumidores. Estudos realizados pelo núcleo de Ciências do Bem-Estar e Neurociências da companhia demonstram crescimento de até 7x no aumento de energia após o uso dos produtos da nova linha Tododia Energia, comprovadamente capazes de ativar mente e corpo.

Para a validação dos benefícios, foram utilizados depoimentos dos consumidores, por meio de questionários explícitos, somados aos testes de neurociência, que permitiram uma avaliação objetiva da resposta emocional e cognitiva ao uso do produto.

“A neurociência permite o estudo de comportamentos complexos, como emoções, sendo de extrema importância para a comprovação de resultados sobre a experiência dos consumidores diante do uso dos produtos. Ao focar em cuidados integrais, vamos além da super-hidratação e sensorialidade agradável que já oferecemos e pensamos em nosso consumidor como um todo e proporcionamos uma experiência completa de bem-estar específica para o que ele precisa”, afirma Tatiana Ponce, vice-presidente de Marketing e líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura e Avon.

O estudo foi realizado com mulheres entre 25 e 50 anos de idade, que fizeram o uso dos produtos — sabonete esfoliante, hidratante e body splash — associados aos rituais de autocuidado desenvolvidos pelo núcleo de Ciências do Bem-Estar e Neurociências da Natura. Realizados em laboratório e via smartphone, foram feitas análises de neuroimagem e testes para avaliação de associações emocionais.

A inspiração para o uso da neurociência na área de pesquisa e desenvolvimento vem também da ampla aplicação na área da saúde, com achados recentes e aplicação de combinações de tecnologias que mapeiam parâmetros fisiológicos para mensuração das emoções e ampliação da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Os resultados trazem diferenças estatisticamente significativas, quando comparados ao uso sem ritual, para os atributos “disposta”, “com vitalidade” e “com energia”. 92% das participantes disseram se sentir energizadas ao concluírem a experiência pós-banho. No teste de associação implícita, “com energia” obteve um índice de associação 7x maior em comparação com testes feitos sem o ritual. Além disso, a pontuação de bem-estar revelou que as participantes do grupo com ritual relataram sensações significativamente mais intensas de estarem energizadas e motivadas.

Fragrância e rituais de autocuidado

A fragrância da nova linha foi desenvolvida com a Tecnologia BrainEmotions, que busca criar composições para influenciar o estado emocional e mental. A fragrância de Flor de Gengibre e Tangerina está presente em todos os produtos da linha.

Os rituais foram baseados em massagens, banhos, respiração e música, com inspiração em práticas das medicinas Circadiana, Ayurvédica e Chinesa, que estudam os ciclos do organismo e seus efeitos. As massagens foram incluídas para estimular a circulação e renovar a pele. O banho com água fria foi indicado para aumentar a oxigenação do corpo. Os exercícios de respiração foram sugeridos como forma de regular a energia ao longo do dia.

O Conselho Global de Saúde Cerebral (GCBH, na sigla em inglês) aponta que a música pode estimular áreas do cérebro, modular o sistema cardiovascular e ajudar na gestão do estresse. Com base nisso, a empresa criou duas músicas para complementar a rotina, uma delas associada ao uso da Bruma Facial Energizante.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile