China frustrou acordo do TikTok por causa de tarifas, diz Trump

A China foi um dos países mais afetados pelo tarifaço anunciado por Trump, com taxas de 34%

China frustrou acordo do TikTok por causa de tarifas, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 6, que a China “frustrou” um acordo para vender o TikTok por causa das tarifas impostas a Pequim na semana passada.

“O relatório é que tínhamos um acordo, mais ou menos, para o TikTok. E então a China mudou o acordo por causa das tarifas. Se eu desse a eles um pequeno corte nas tarifas, aprovariam o acordo em 15 minutos, o que mostra o poder das tarifas”, disse Trump a bordo do Air Force One.

Na sexta-feira, 4, Trump deu mais 75 dias para manter o TikTok em funcionamento nos EUA. O prazo para a empresa vender seus ativos a um proprietário não chinês nos EUA venceria ontem, 5 de abril.

O Congresso dos Estados Unidos exigiu que uma empresa local passe a controlar a rede social para que ela continue em operação no país. Em janeiro, Trump disse que a Microsoft está entre as empresas americanas que poderiam assumir o controle do TikTok.

A China foi um dos países mais afetados pelo tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, na semana passada. Após o anúncio dos Estados Unidos sobre tarifas de importação para todos os parceiros comerciais, com taxas de 34% para China, o governo de Pequim adotou uma série de medidas de retaliação, com igual taxação de 34% das importações de produtos estadunidenses.

Na sexta-feira, 4, Trump provocou, ao dizer que sua política “nunca mudará” e fez uma provocação ao dizer que a China estaria em “pânico”.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile