Entre os dias 2 e 5 de maio, o faturamento do turismo na capital fluminense apresentou um crescimento de 12,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apontados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) e destacam que o resultado deste ano deve-se ao show da rainha do pop, Madonna, que aconteceu no dia 4 de maio em Copacabana.
A alta no setor está associada ao desempenho de hotéis, com crescimento de 10,6%, e transporte, apresentando um aumento de 16,7%. O setor de supermercados e hipermercados também não ficou para trás e mostrou uma alta de 6,9% no faturamento.
“A cidade do Rio de Janeiro vivia grande expectativa com o último show da turnê Celebration da Madonna. Era natural que o evento, que reuniu uma quantidade enorme de pessoas, aquecesse o Varejo, em especial aqueles segmentos ligados ao Turismo”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O varejo alimentício especializado (+1,7%) foi outro setor que surfou nesse bom desempenho da região na véspera, durante e após o evento, puxado principalmente pelas vendas em lojas de bebidas. Os donos desses estabelecimentos viram o faturamento subir 19,0%.
O varejo total na cidade do Rio cresceu 3,3%. As vendas nas lojas de rua subiram 4,4%. No entanto, dois setores não tiveram o mesmo sucesso, sendo eles: shoppings, que encolheram 4,2%, e o setor de bares e restaurantes, cujas vendas caíram 4,4%.
Público de 1,6 milhão
As areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, receberam pelo menos 1,6 milhão de pessoas para o show de Madonna. O número foi divulgado pela Riotur, empresa de turismo ligada à prefeitura, e superou em 100 mil a expectativa inicial. O público pode ser considerado o maior de toda a carreira da cantora, que se apresentou no país pela quarta vez. A última foi há 12 anos.
O espetáculo, que encerrou a turnê mundial The Celebration Tour, começou pouco depois das 22h30 e teve duração de aproximadamente duas horas.
Duas artistas brasileiras – Anitta e Pabllo Vittar – contracenaram com a norte-americana. Também houve homenagens para Renato Russo, Cazuza, Abdias do Nascimento, Paulo Freire, Pelé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mano Brown, Erika Hilton, Marta, Cacique Raoni, Maria Bethânia, Daniela Mercury, entre outros.
Com informações de Agência Brasil.
Imagem: Prefeitura do Rio/Fabio Motta