La Moda aposta em mix estratégico, marketing de conversão e coleções dinâmicas

Empresa testa ecossistema omnichannel com previsão de lançamento até o fim do ano

O setor de moda enfrenta uma série de desafios que impactam diretamente a rentabilidade e a eficiência dos lojistas, como a pulverização do mercado, as dificuldades logísticas e o excesso de estoque. Além disso, os lojistas precisam lidar com as mudanças constantes no comportamento do consumidor e os custos operacionais elevados para manter a rentabilidade.

Esse cenário se torna ainda mais complexo para as lojas multimarcas. Sem o controle direto sobre a produção, é preciso ter agilidade para responder às tendências do mercado e acertar na escolha dos produtos para garantir um bom giro e manter uma conexão próxima com os clientes.

Com 3 mil clientes ativos no canal multimarcas, o Grupo La Moda – formado por marcas como Lança Perfume, My Favorite e Lança Perfume Easy – tem direcionado esforços para ampliar a rentabilidade e a eficiência de lojistas.

Entre as iniciativas criadas para fortalecer esses resultados, está o Programa Multiplica, que elevou a taxa de performance dos lojistas de 83% para 96% em pouco mais de um ano. “Mais do que um programa, o Multiplica representa uma parceria sólida com quem constrói a moda com a gente todos os dias”, ressalta Hugo Olivo, CEO do Grupo La Moda.

Quatro frentes contra estoque parado

Para enfrentar o problema do estoque parado, comum no varejo de moda, a empresa trabalha com quatro frentes principais: adequação de mix, marketing orientado à conversão, serviços personalizados e coleções rápidas, comercializadas de forma digital. “Produtos muito específicos, para ocasiões específicas, o varejista busca de outra maneira. A adequação de mix fez com que a gente tivesse uma oferta mais assertiva e aderente ao momento”, explicou Hugo Olivo.

O marketing também foi reposicionado para gerar impacto direto nas vendas dos multimarcas. “O marketing aspiracional deu espaço para um marketing mais responsivo, com foco em conversão. Reestruturamos o tipo de mídia e conteúdo, buscando conversar com o interior do Brasil e com o consumidor final do nosso cliente multimarcas”, disse.

Dentro dessa estratégia de fortalecimento de marca e conversão, o Grupo intensificou os investimentos em campanhas com grandes nomes do entretenimento e das redes sociais brasileiras, como Sabrina Sato, Lore Improta, Virgínia Fonseca, Maiara e Maraisa e Malu Borges. Essas parcerias ajudaram a amplificar a visibilidade das marcas, impactando diretamente o público-alvo do varejo multimarcas.

Os chamados “drops de tendência”, lançados com maior agilidade e alinhados às tendências emergentes, também têm papel central. A ideia, segundo Olivo, é oferecer “produtos com alta demanda e rápida entrega” para estimular o giro de mercadoria. Essa prática se integra a uma proposta de transformação mais ampla na forma como o consumidor é impactado e como as lojas operam.

Outra novidade estratégica foi o rebranding da My Favorite, posicionando-a como a primeira marca de tendência rápida voltada ao mercado multimarcas. A proposta é levar para esse canal a agilidade e a curadoria apurada típicas do fast fashion, sem abrir mão de qualidade e desejo, fortalecendo ainda mais o ecossistema de moda do Grupo.

La Moda aposta em mix estratégico, marketing de conversão e coleções dinâmicas

Grupo La Moda opera de forma omnichannel 

O executivo também destacou a importância da integração entre os canais físico e digital. Atualmente, o Grupo La Moda já opera de forma omnichannel em conteúdo, mas ainda não em logística. A expectativa é que, até o final deste ano, a empresa inicie os primeiros testes do novo ecossistema omnichannel com foco em logística, com o objetivo de reduzir atritos na jornada de compra. “O consumidor não quer saber se a loja multimarcas comprou ou não aquele produto; ele quer acesso ao que viu nas redes”, afirmou.

Além disso, promove eventos de imersão voltados a lojistas. Um exemplo é o La Moda Experience, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de março em Florianópolis (SC) e reuniu cerca de 500 CNPJs e 1.000 pessoas no total. “O cliente precisou investir para participar. Isso mostra que o relacionamento faz a diferença. Quando se constrói junto, o nível de engajamento é outro”, concluiu Olivo.

Com atuação em todo o território nacional, o grupo catarinense foi fundado em 1986 como uma confecção infantil e, desde 2006, a partir da criação da Lança Perfume, vem expandindo sua atuação com outras marcas. Em 2024, a empresa acumulou um impressionante sell-out de mais de R$ 1.3 bilhão.

Reportagem: Gabrielly Mendes.
Imagem: Reprodução

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