Decreto obriga postos a informarem preços de combustíveis antes e depois do ICMS

Com isso, consumidores poderão comparar os valores com os preços praticados no momento da compra

gasolina-e-diesel-ficam-abaixo-da-paridade-de-importacao-apos-reducoes-da-petrobras

Posto de combustível

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto obrigando que os postos revendedores de combustíveis deverão informar aos consumidores, “de forma correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impôs teto de 17% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

É o que informa texto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 7. Desta forma, de acordo com o Palácio do Planalto, os consumidores poderão comparar os valores com os preços praticados no momento da compra. O decreto entra em vigor nesta quinta-feira.

Redução do ICMS

Pelo menos 20 estados já anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis. As ações procuram atender a lei que limitou o ICMS sobre combustíveis ou a definição do Conselho Nacional de Política Fazendária de que o imposto deve ser calculado sobre a média de preços dos últimos 60 meses.

Mas, a discussão ainda não terminou. No Congresso, os parlamentares ainda precisam avaliar os vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei do teto do ICMS. No Supremo Tribunal Federal, governadores questionam a lei do teto e a lei que determinou alíquota uniforme em todo o país.

Com informações de Estadão Conteúdo e Agência Brasil

Imagem: José Cruz/ Agência Brasil

Sair da versão mobile