Multiplan anuncia resultados do segundo trimestre

barra shopping

A Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2020. Apesar das medidas de distanciamento social implementadas, a Companhia mostrou agilidade para implementar medidas que compensassem parcialmente a suspensão das atividades dos shopping centers e os reflexos decorrentes deste cenário.

No trimestre, o EBITDA foi de R$180,8 milhões, com margem de 70,3%, um aumento de 442 b.p. em relação ao mesmo período no ano anterior. Além do efeito da linearização da receita de aluguel[1], ações de redução de custos e despesas contribuíram para o resultado. Considerando os últimos 12 meses encerrados em junho de 2020, o EBITDA totalizou R$ 1,012 bilhão, registrando um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar dos impactos causados pela suspensão temporária das atividades dos shoppings, o Fluxo de Caixa Operacional (FFO), que não inclui o efeito da linearidade, permaneceu positivo no 2T20 e alcançou R$ 15,9 milhões. Considerando os últimos 12 meses encerrados em junho de 2020, o FFO atingiu R$664,2 milhões, com uma margem FFO de 51,9%.

No período, embora os shoppings tenham operado por apenas 8,4% do tempo regular, a receita de locação total atingiu R$66,8 milhões no 2T20, equivalente a 25,2% do 2T19. O resultado foi impactado principalmente pelas condições de aluguel oferecidas aos lojistas após a suspensão temporária das operações de varejo no Brasil a partir de 18 de março de 2020, mitigada pela estratégia da Companhia de oferecer diversos canais de vendas a seus lojistas.

“Temos visto um contínuo crescimento de tráfego e vendas, aliado a um maior número de shoppings reabertos e gradual flexibilização de horários e operações. Hoje, o portfólio conta com cerca de 60% das horas normais de operação”, afirma Armando d’Almeida Neto, Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da Multiplan.

As medidas de apoio a lojistas tomadas pela Companhia tiveram impacto ainda na receita líquida, que totalizou R$ 257 milhões, uma queda de 20,9% em comparação ao mesmo período de 2019, e no lucro líquido, que atingiu R$ 70,8 milhões, no 2T20, uma queda de 38,6% em relação ao 2T19. Nos últimos 12 meses, o lucro líquido teve um aumento de 17,4% comparado a junho de 2019 (12M), atingindo R$512,4 milhões e alcançando nos últimos 5 anos uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,8%.

As vendas dos lojistas nos shopping centers da Multiplan foram equivalentes a 15,3% das vendas registradas no 2T19, ou R$587,8 milhões, apesar do funcionamento dos empreendimentos durante 8,4% do tempo regular no 2T20. Os shopping centers que permaneceram abertos por períodos mais longos, apesar da restrição de alguns segmentos, apresentaram os melhores resultados de vendas no trimestre, tendo como destaque o ParkShopping Canoas, ParkShopping, ParkShoppingBarigüi e BarraShoppingSul. O ParkShopping Canoas operou o equivalente a 35,9% do horário de funcionamento do 2T19 e suas vendas representaram 55,2% do nível registrado no 2T19. O fluxo total de veículos nos 19 shopping centers da Companhia correspondeu a 18,8% do 2T19, superando também, proporcionalmente, o percentual de horas de operação.

No trimestre, apesar de uma queda de 121 p.b. comparada ao mesmo período do ano anterior, a taxa média de ocupação permaneceu no alto patamar de 96,3%, acima da média nacional. A Companhia entende que a localização dos seus shopping centers em áreas densas e com potencial de crescimento, sua estratégia de longo prazo, bem como o gerenciamento de mix e seus esforços para apoiar os lojistas, foram decisivos para este resultado.

“Seguimos construindo o ParkJacarepaguá, 20º shopping da Multiplan, no Rio de Janeiro, e nos preparando para iniciar a construção da expansão do ParkShoppingBarigüi, possivelmente no início do próximo ano. Estamos preparados para investir ainda mais em nossos shoppings, através do meio físico e digital, mas de forma que possa trazer ainda mais atratividade para nossos consumidores”, completa Armando d’Almeida Neto.

Estratégia multicanal

Devido às medidas de distanciamento social e à suspensão temporária das operações dos shoppings, a Companhia expandiu sua estratégia multicanal e algumas de suas iniciativas tiveram um rápido aumento na demanda. Nos últimos dois meses, a Multiplan expandiu o marketplace do Multi para três novos shoppings: BarraShoppingSul, ParkShopping São Caetano e ParkShoppingBarigüi. Ao todo, sete empreendimentos da Companhia já oferecem esta funcionalidade, que permite aos clientes receber os pedidos no endereço de sua preferência dentro da área de entrega de 10 quilômetros de distância.

A expansão do marketplace do Multi acontece após o crescimento da demanda dos clientes. O volume total de pagamentos (TPV) no superapp no segundo trimestre de 2020 cresceu 2,8 vezes frente aos três primeiros meses do ano. O resultado foi impulsionado pelo aumento de 8,8 vezes no volume referente à categoria de não-alimentícios, que correspondeu a 23% do TPV no trimestre (os outros 77% foram vendas das operações de alimentação).

No período, 193 novos varejistas foram conectados ao superapp Multi, por meio do ecossistema da Delivery Center, um aumento de 4 vezes em relação ao trimestre anterior. Além disso, a Multiplan lançou, em junho, um canal de venda direta que está disponível no aplicativo e tem como objetivo aprimorar a experiência de compra por drive thru e delivery. No segundo trimestre de 2020, mais de 1.600 lojistas aderiram ao canal, que que redireciona o consumidor para o WhatsApp da loja para facilitar o pedido.

* Imagem reprodução

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