Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Europa e EUA são os locais preferidos dos brasileiros para compras com cartão

Na comparação entre as modalidades, o destaque foi o uso do cartão de crédito, que cresceu 14,3%

  • de Redação
  • 10 meses atrás
Europa e EUA são os locais preferidos dos brasileiros para compras com cartão

Os locais onde os brasileiros mais realizaram pagamentos com cartões foram a Europa, com R$ 17,8 bilhões (25,7%), e EUA, com R$ 14,9 (24%). Juntos, os dois destinos somaram R$ 32 bilhões no primeiro semestre de 2024. O valor gasto com cartões nas duas localidades juntas cresceu 24,9% no primeiro semestre, representando 82,1% do total transacionado no exterior, de acordo com dados da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento.

Os gastos de brasileiros com cartões no exterior continua a crescer de maneira importante, com avanço de 27,4% (em comparação ao ano anterior), e movimentaram US$ 7,9 bilhões (R$ 39,8 bilhões) entre janeiro e julho de 2024.

Nas demais regiões, é relevante ressaltar o crescimento do uso dos cartões na América sem os EUA, cujo volume atingiu R$ 4,5 bilhões, registrando incremento de 38,2% no semestre – esse desempenho elevou sua participação de 8,2% para 11,3% do total movimentado no exterior.

Em seguida, estão a Ásia, com R$ 1,9 bilhão (39,7%), Oceania com R$ 399 milhões (36,5%) e a África, com R$ 267,8 milhões (70,5%), todos os continentes com crescimento positivo.

Dados gerais da modalidade

Os pagamentos feitos com cartões de crédito, débito e pré-pagos cresceram 11,2% no primeiro semestre de 2024, somando R$ 2 trilhões no primeiro semestre deste ano.

Na comparação entre as modalidades, o destaque foi o uso do cartão de crédito, que cresceu 14,3%, registrando R$ 1,3 trilhão em pagamentos no primeiro semestre. O segundo maior volume no período foi o do cartão de débito, que movimentou R$ 486,2 bilhões (-0,2%). Já o cartão pré-pago somou R$ 181,5 bilhões, com crescimento de 24,8%.

Quantidade de transações

No primeiro semestre, o uso dos cartões ultrapassou o patamar de 22 bilhões de transações (10,3%), maior resultado para um semestre já registrado. Isso significa que os brasileiros fazem, em média, 120 milhões de pagamentos por dia.

O cartão de crédito foi a modalidade mais usada, com 9,5 bilhões (alta de 12,4%), seguido pelo cartão de débito, com 8,1 bilhões (alta de 2,8%) e pelo cartão pré-pago, com 4,4 bilhões (alta de 21,5%).

Cartão de débito cresce no ambiente online

As compras remotas com cartões movimentaram R$ 460,3 bilhões no primeiro semestre de 2024. O uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos, como aplicativos e carteiras digitais, cresceu 18,8% no período.

O uso do cartão de débito em compras remotas cresceu acima da média nos últimos anos. Isso mostra que o débito continua ganhado cada vez mais espaço nas transações online, tendo apresentado crescimento de 15,5% no semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Se avaliado o crescimento em relação ao período antes da pandemia, o uso do débito em compras não presenciais subiu 430,3%, enquanto o do cartão de crédito cresceu 202,7%.

Pagamento por aproximação

Os pagamentos por aproximação que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication) movimentaram R$ 644 bilhões entre janeiro e junho deste ano. O volume transacionado pelas compras por aproximação cresceu 52,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A quantidade de compras por aproximação chegou a 60 milhões por dia. Ou seja, a cada hora, brasileiros realizam, em média, cerca de 2,4 milhões de pagamentos por aproximação. A quantidade total de compras cresceu 40% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em junho de 2024, a quantidade de compras com cartões e outros dispositivos por aproximação ultrapassaram 60% do total de pagamentos realizados presencialmente, atingindo 61,1% – quase o dobro do registrado em 2022 (33,7%).

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da Abecs, mostra que 61% dos consumidores brasileiros costumam realizar pagamentos por aproximação. A maioria usa a tecnologia de maneira frequente, ou seja, sempre ou quase sempre.

Petshop e autopeças em alta

Também no primeiro semestre de 2024, o segmento do varejo que registrou maior crescimento em valor transacionado com cartões foi o de petshops, com crescimento de 27,4%. Em segundo lugar, aparece o setor de autopeças e afins, com aumento de 16,4%, seguido pelo setor alimentício, com 15,4%. Bares e restaurantes registraram crescimento de 12,9%, eletrônicos e eletrodomésticos, 11,2%, e móveis e construção, 6,5%.

Em relação aos setores de serviços, quem lidera o crescimento de valor transacionado com cartões é o setor de companhias áreas, com 27%. Cultura e esportes aparecem em segundo lugar, com crescimento de 17,3%, seguidos por serviços médicos (16,9%), turismo (14,8%), profissionais liberais (8,7%) e serviços financeiros (7,3%).

Análise por região

Todas as regiões brasileiras apresentaram variação positiva para o uso de cartão de crédito em todas as modalidades analisadas pela pesquisa.

A região Sudeste atingiu a marca de R$ 1 trilhão (13,5%) em valor transacionado no primeiro semestre de 2024. As regiões Sul e Nordeste tiveram resultados na casa dos R$ 200 milhões, com R$ 265,3 bilhões (8,4%) e R$ 233,4 bilhões (6,8%), respectivamente. O Centro-Oeste movimentou R$ 148,3 bilhões (8,5) e o Norte, R$ 74,5 bilhões (7,3%).

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: AbecsaproximaçãoassociaçãoBrasilbrasileiroCartão de Créditocartão de débitocartõescrescimentoEconomiaestados unidosEUAeuropagastosInadimplênciameios de pagamentopesquisa

Conteúdo Relacionado

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile