O Grupo Ri Happy apostou na adoção do Google Workspace para transformar a empresa digital e culturalmente. Com a iniciativa orientada pela Gentrop, impulsionadora de inovações digitais e parceira Premier Google e Salesforce, mais de 4 mil colaboradores em todo País foram impactados durante 42 horas de treinamento. O índice de satisfação alcançou 83% dos feedbacks.
Um dos objetivos da varejista de brinquedos, ao buscar o recurso, era aprimorar a eficiência de áreas variadas da organização, além de otimizar e melhorar a comunicação do grupo. A companhia entendeu que o Google Workspace atenderia a esse propósito pela abrangência de suas ferramentas e funcionalidades para dar início ao complexo processo de transformação digital e cultural. O resultado foi trazer inovação e otimização aos processos de trabalho, além de tornar todo o grupo mais colaborativo.
A transformação cultural também foi considerada prioridade no projeto. com a finalidade de promover mudança no comportamento da organização de acordo com os seus valores e promover uma cultura que atendesse às necessidades do mercado, dos clientes e dos próprios colaboradores.
“A ideia de colocar o Workspace dentro do nosso negócio foi exponencializar a contribuição e a cocriação entre as áreas. O objetivo é ter trabalhos feitos não mais de forma individualizada, como foi no passado, mas com uma cocriação entre as áreas para uma melhor produtividade”, conta Paulo Henrique de Toledo Farroco, chief Digital Officer (CDO) da Ri Happy.
Para Hugo Souza, coordenador de Infraestrutura e Telecom da companhia, a complexidade do processo era uma preocupação recorrente da equipe envolvida no projeto, especialmente, pela adoção de novas ferramentas e pela jornada de aprendizado necessária para a utilização em suas muitas funcionalidades. “Conseguimos mapear todas as dificuldades que teríamos durante o projeto logo no início, o que tornou possível mitigar os erros e possíveis problemas futuros”, garante o executivo.
Tecnologia Google
O Google Workspace torna possível centralizar todas as ferramentas de trabalho do escritório, proporcionando praticidade e economia de tempo, simplificando a troca de e-mail, documentos, calendários e chat, sem sair do ambiente de trabalho. Ao reduzir o tempo nessa troca constante de aplicativos, os colaboradores ficam livres para dedicar mais tempo às tarefas essenciais, otimizando a produtividade.
“A Ri Happy é uma empresa que tem propósitos parecidos com os da Gentrop. Nós, como parceiros, pudemos trazer toda nossa expertise de capacitação e transformação para no final podermos contar essa história de mudança com o Workspace”, aponta Alline Antóquio, diretora-executiva da Gentrop.
Segundo Farroco, contar com um parceiro como a Gentrop, que já vivenciou outros processos similares, trouxe muita confiança a todos. “Para o Grupo Ri Happy, esta é a primeira vez que uma mudança assim acontece, mas para a Gentrop é a enésima vez que participa de um projeto de transformação como esse”, explica o executivo. “Ter um parceiro confiável e com experiência trouxe segurança e nos fez sentir amparados. Nossa experiência até agora tem sido muito positiva”, afirma.
Guiando a transformação do início até depois do fim
O Google Workspace traz inovações para o seu ambiente de trabalho frequentemente e, justamente por isso, a Gentrop disponibilizou o Genguide, uma plataforma própria de ensino focada nos aplicativos do Google Workspace, de forma que os colaboradores da Ri Happy possam evoluir suas habilidades continuamente.
Com o objetivo de ensinar o passo a passo e as funcionalidades de cada app, a solução promove a inclusão digital, simplifica processos de trabalho e cria oportunidades para que os colaboradores alcancem todo o seu potencial.
“Dentro do processo de transformação, a Gentrop também pensa na experiência pós-migração. Sempre nos preocupamos com a utilização do Workspace, além de como é a experiência do colaborador depois da implementação”, explica Alline. “Foi assim que nasceu o Genguide, uma ferramenta de educação continuada com a qual conseguimos fazer com que cada colaborador tenha uma trilha de aprendizado baseada no seu conhecimento e nível de especialidade.”
Ao otimizar a utilização da nova ferramenta e disponibilizá-la para todos os colaboradores, é possível aumentar a produtividade e melhorar a usabilidade dos aplicativos do Google Workspace, reduzindo a carga do suporte técnico e tornando os processos mais fluidos e eficientes por toda a organização. O resultado se reflete em mais tempo da equipe dedicada à inovação e estratégias de satisfação dos clientes.
“A razão da existência do grupo Ri Happy é efetivamente satisfazer os seus clientes, tanto externos quanto internos. Esperamos que esse conjunto de ferramentas do Workspace traga melhorias na qualidade desta relação com os nossos clientes e, obviamente, uma melhora na qualidade dos nossos serviços para com eles”, conclui Farroco.
Com informações de Mercado&Tech
Imagens: Divulgação