Brasileiros são os que mais fazem refeições principais e gastam mais tempo na cozinha

Estudo da Kantar analisou os hábitos de consumo em 9 países

Brasileiros são os que mais fazem refeições principais e gastam mais tempo na cozinha

Os brasileiros são os que mais dedicam tempo ao preparo de refeições principais e menos optam por lanches ao longo do dia, em comparação com outros países da Europa e América Latina. Essa é uma das conclusões de um estudo recente que analisou os hábitos alimentares em nove países. No Brasil, 53% das ocasiões de alimentação são refeições completas, enquanto apenas 16% correspondem a lanches, mostrando uma preferência clara pela comida caseira, especialmente pratos tradicionais como arroz e feijão.

O levantamento, feito pela Kantar, faz parte do relatório Appetite for Growth 2024, que examinou mais de 3 milhões de momentos de consumo ao longo de 2023. A pesquisa abrangeu países como México, Colômbia, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal e Espanha, além do Brasil.

Os resultados destacam um contraste entre as regiões: enquanto na América Latina, especialmente no Brasil, as refeições em família e o preparo de pratos completos são um hábito comum, na Europa, os momentos de lanche estão ganhando mais espaço. Países como o Reino Unido e Alemanha lideram em ocasiões de snacks, com 28% e 25% das refeições sendo lanches rápidos.

Outro ponto abordado é o potencial de crescimento de soluções de conveniência na América Latina, onde a prática de utilizar pratos prontos ainda é baixa. A pesquisa também identificou tendências globais, como a flexibilidade e simplicidade nas refeições, com destaque para o aumento de opções saudáveis no café da manhã e o retorno de refeições principais mais rápidas e práticas.

“É crucial que as marcas estejam sempre antenadas aos novos comportamentos de consumo de curto prazo que surgem ao longo dos anos. É possível ver importantes movimentos como o retorno do chá da tarde no Reino Unido, e ascensão do Stop & Go na Espanha, por exemplo. Marcas que inovam e encontram novas ocasiões de consumo crescem duas vezes mais rápido do que seus concorrentes.”, comenta Mariana Varollo, Gerente dos Painéis de Uso da Kantar Worldpanel.

Imagem: Shutterstock

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