Food To Save e GPA firmam parceria com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos

Com foco em estimular o consumo consciente, mais de 1,5 tonelada de alimentos podem deixar de ser descartados até o final do ano

Food To Save e GPA firmam parceria com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos

Segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 30% dos alimentos produzidos são desperdiçados. E mirando contribuir com a mudança desse cenário, o GPA, grupo varejista dono das redes Pão de Açúcar e Extra, e a Food To Save, o app brasileiro criado para combater o desperdício de alimentos, acabam de anunciar uma parceria. Juntas, as empresas pretendem evitar o desperdício de mais de 1,5 tonelada de alimentos já até o final do ano.

“O combate ao desperdício de alimentos é uma das nossas prioridades dentro da estratégia de Sustentabilidade. Trabalhamos continuamente para reduzir o desperdício em nossas operações e esse é um desafio que nos leva a desenvolver projetos em diferentes frentes, uma vez que esse tema permeia todo o nosso negócio”, afirma Renata Amaral, gerente de sustentabilidade do GPA.

“Esperamos que, com a parceria com a Food to Save consigamos evoluir ainda mais nessa jornada, incentivando o consumo consciente e oferecendo aos consumidores a oportunidade de fazer escolhas mais sustentáveis e acessíveis”, complementa a executiva.

O projeto piloto, realizado em cinco lojas durante 10 dias, obteve um resultado positivo, com 95% das sacolas vendidas, mostrando que o futuro da parceria é promissor. Até o final de 2024, a expectativa é que mais de 200 lojas do Pão de Açúcar e do Extra estejam operando com a Food to Save em mais de 70 cidades espalhadas pelo Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Além de atuar com o viés de sustentabilidade, a iniciativa também contribui com a rentabilidade da companhia, atuando da redução da quebra.

“Ser um negócio rentável é um dos pilares estratégicos do GPA e, nesse sentido, desenvolver inciativas que atuem diretamente na diminuição da quebra é uma tática importante. A parceria com a Food to Save também nos auxilia nesse sentido. Para se ter uma ideia, em uma das lojas onde o piloto estava em andamento, foi possível reduzir a quebra da Padaria em 35%, o que demonstra o potencial do projeto”, explica Amon Chaves, diretor de operações de e-commerce do GPA.

“Além disso, estarmos presentes no aplicativo também está em linha de marcarmos posição em mais um canal online, já que aqui no GPA buscamos ter uma operação de vendas online sempre de olho em como, quando e onde o cliente deseja realizar suas compras. É mais uma opção para que o consumidor encontre nossas marcas”, revela Chaves.

“O modelo de negócios da Food To Save traz benefícios para todos. Para o meio ambiente, ajudamos a evitar a emissão de CO2 com o descarte de alimentos, e, para as empresas do setor alimentício, ajudamos a transformar prejuízo em lucro de forma simples e prática. Além disso, reforçamos a conexão de nossos parceiros, como o GPA, a uma agenda tão importante quanto a da sustentabilidade. É uma honra estarmos juntos nessa luta contra o desperdício de alimentos em todo o Brasil”, comenta Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

Como funciona?

Nas lojas das redes Pão de Açúcar e Extra, os atendentes montam Sacolas Surpresa, que podem ser doces, salgadas ou mistas. Essas Sacolas contêm alimentos para consumo imediato, próximos ao vencimento ou fora do padrão. Após a montagem, as Sacolas são disponibilizadas no app da Food To Save, onde os consumidores podem comprá-las com descontos de até 70%. Em seguida, o cliente pode optar por retirar o produto na loja ou solicitar a entrega via delivery.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile