Mitos e verdades sobre ativação digital no PDV

Alguma coisa tem se falado sobre ativação digital no PDV, um dos seis pilares que sustentam nossa visão da Loja do Futuro. Mas existe uma compreensão ainda difusa sobre o que faz parte desse conceito e suas possibilidades, gerando uma compreensão parcial do conceito e suas implicações envolvendo a evolução da loja no presente e futuro. Por conta disso, vamos avaliar de forma um pouco mais didática alguns desses conceitos, visando melhor conhecê-los.

Em artigo publicado no Mercado & Consumo, em 26 de setembro deste ano, expusemos pela primeira vez os conceitos que envolvem nossa visão de ativação digital no PDV, seja de produtos, serviços ou soluções e que foram tornadas práticas quando desenvolvemos a Omniera – A Loja do Futuro nas edições do LATAM Retail Show de 2015 e 2016.

1. Ativação Digital é a implementação do que é praticado no ambiente do ecommerce nas lojas.

2.Ativação digital no PDV é só para grandes corporações globais.

3. Ativação Digital no PDV é para negócios que tenham ecommerce maduro.

4. Ativação digital no PDV é só para lojas.

5. Na ativação digital no PDV o “first mover” tem mais bonus do que onus.

6. Na ativação digital no PDV os investimentos são muito altos e o roll out é complexo.

7. Na ativação digital em PDV é fundamental ter o patrocínio da cúpula da empresa.

8. A ativação digital em PDV é para quem é do varejo.

9. Os fornecedores de tecnologia e soluções para a ativação digital estão abertos a pesquisa conjunta de novas alternativas.

10. Os sistemas operacionais das lojas precisam estar estáveis para permitir pleno benefício das alternativas de ativação digital no PDV.

Seguramente muitas questões mais poderão ser levantadas sobre o tema, especialmente porque ele está em pleno desenvolvimento e o nível de interesse que desperta é bastante alto e, à medida que indentificarmos novos pontos passíveis de análise e aprendizado, estaremos compartilhando.

Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) é diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza. Siga-o no Twitter: @marcosgouveaGS

Sair da versão mobile