O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, tomou posse no comando do banco público nesta terça-feira, 7, de acordo com a instituição. Ele havia sido nomeado na sexta-feira, 3, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Vieira assumiu o posto após a conclusão dos trâmites internos de governança do banco.
Ex-funcionário da Caixa, o executivo sucede à ex-presidente Rita Serrano, e foi indicado ao cargo por intermédio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A cerimônia de posse de Vieira acontecerá na quinta-feira, 9, em Brasília.
Ainda falta definir a nova cúpula da Caixa sob a gestão de Vieira. Como mostrou na segunda-feira, 6, o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), espera-se que dos 12 vice-presidentes, seja mantida no cargo apenas a titular da área de Habitação, Inês Magalhães, que é próxima ao PT.
Rita Serrano se manifesta sobre demissão
No primeiro pronunciamento público desde que foi demitida da presidência da Caixa, Rita Serrano disse que enfrentou o desafio de ser mulher em espaços de poder nos dez meses em que ocupou o cargo. Afirmou ainda que mostrou ser possível que um funcionário de carreira comande a Caixa. Ela trabalha no banco desde 1989, e afirmou ainda que voltará a ser bancária.
“Ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador. Não foi fácil ver meu nome exposto durante meses a fio na imprensa”, escreveu ela. “Espero deixar como legado a mensagem de que é preciso enfrentar a misoginia, de que é possível uma empregada de carreira ser presidente de um grande banco e entregar resultados, de que é possível ter um banco público eficiente e íntegro, de que é necessário e urgente pensar em outra forma de fazer política e ter relações humanizadas no trabalho.”
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Reprodução