A tecnologia 5G deve movimentar US$ 25,5 bilhões no Brasil até 2025, considerando apenas a impulsão de tecnologias como inteligência artificial, Big Data & Analytics, Cloud, segurança, AR/VR, Robotics e IoT. A projeção foi uma das apresentadas em coletiva de imprensa promovida pela International Data Corporation (IDC) nesta terça-feira (8).
Para a IDC, a definição do espectro, o formato de comercialização das licenças e a concorrência obtida nos leilões evidenciam o protagonismo do Brasil na América Latina.
A consultora espera que, ao longo desse ano no Brasil, um total de US$ 1,6 bilhão seja direcionado para soluções e serviços relacionados a Internet of Things (IoT).
O número representa crescimento de 17,6% sobre o ano anterior.
A IDC explica ainda que, em mercados emergentes como o Brasil, implantações de IoT que visam redução de custos operacionais e aumento de eficiência têm mais espaço frente a temas de inovação.
Com isso, as atividades ligadas à manufatura, mineração, óleo e gás, varejo e Utilities deverão liderar as iniciativas de uso desse tipo de tecnologia.
5G no Brasil
A tecnologia 5G, que está sendo implantada no Brasil, deve causar um forte impacto no varejo. Ela vai permitir que os consumidores tenham experiências mais personalizadas e imersivas. As marcas poderão criar lojas e showrooms virtuais com mais facilidade e amplitude.
Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o 5G vai acelerar a tendência do transporte autônomo e impactar diretamente o varejo, principalmente no last mile e nos centros de distribuição das companhias.
Faria, participou do Interactive Retail Trends – Pós-NRF, promovido pela Gouvêa Experience, no último dia 1 de fevereiro. O evento resumiu os aprendizados da NRF 2022 e mostra as perspectivas do varejo brasileiro sob a ótica de executivos e especialistas do setor.
Em entrevista exclusiva à Mercado&Consumo, o ministro falou sobre as etapas de implantação no Brasil. Confira:
Com informações de Estadão Conteúdo (Elisa Calmon)
Imagem: Shutterstock