Com a constante mudança nos hábitos dos consumidores e o surgimento de novas tecnologias, o setor de foodservice também precisa se adaptar. O assunto foi tema de um webinar organizado pela National Restaurant Association (NRA), órgão que representa o foodservice nos Estados Unidos. O debate contou com a presença de Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, e Eduardo Ribeiro, CCO da Domino’s Brasil.
Durante sua apresentação, Cristina compartilhou com o público o case do Restaurante do Futuro. O projeto foi desenvolvido pela Gouvêa Foodservice e tinha como objetivo consolidar os principais aprendizados da NRA 2022 em um estabelecimento ideal, incentivando melhorias no setor brasileiro.
Ao abordar os conceitos por trás do projeto, Cristina os separou, primeiramente, em Front of The House (FOH) e Back of The House (BOH). No caso da FOH, as melhorias estão relacionadas a parte que o consumidor vê, como atendimento, arquitetura, comunicação e ambiente.
Dentre os diversos aprendizados nessa área, a CEO cita os sistemas para pedir e pagar totalmente digitais como principal solução a ser adotada. “Com ela é possível controlar o problema dos custos de trabalho e da falta de mão de obra. Além de resolver problemas na hora de pagamento e conectar a sua marca com o cliente e coletando dados”, explica.
Já na parte de BOH, as iniciativas destacam cozinhas mais modernas e o uso do metaverso para treinamento da equipe. Entretanto, Cristina cita que o principal são os sistemas integrados para gerenciamento, pois assim é possível ter um melhor controle entre os pontos da operação do negócio.
Cristina ainda mencionou a oferta de comidas e bebidas e quais as tendências a serem seguidas neste tópico. Ela pontua a importância de produtos veganos e também dos alimentos de alta qualidade e com controle de origem, mas faz um destaque no segmento de bebidas. “Se você quiser fazer mais dinheiro em cafeterias e restaurantes, um programa de bebidas é importante e a mixologia é a chave para esse sucesso”, complementa.
Domino’s e suas estratégias
Atualmente a Domino’s possui mais de 300 lojas pelo Brasil com mais de 5 mil colaboradores diretos. Além disso, a companhia cresceu em 13% no volume de vendas no último ano, e também apresentou um aumento de 7% no número de pedidos nesse mesmo período. Os dados foram todos apresentados por Eduardo Ribeiro, logo no início de sua fala.
Ao abordar o tema tecnologia, o executivo destaca que não basta aderir novas tecnologias apenas por aderir, mas sim com uma estratégia envolvida. “Todo novo sistema que vamos aplicar no nosso negócio precisa nos ajudar na operação. Assim teremos um serviço melhor para o nosso consumidor”, completa.
Eduardo ainda comentou sobre a importância que a Domino’s dá aos dados coletados no online e no off-line. “Aqui nós levamos muito a sério a maneira com que tratamos e trabalhamos os dados que coletamos de nossos clientes”, destaca. Ele ainda explica que o objetivo é entender o comportamento do cliente, o melhor tipo de comunicação e antecipar necessidades para se conectar ao consumidor.
Outro pilar citado por Ribeiro, e que a companhia adotou nos últimos anos, foi a omnicanalidade. “Nós acreditamos que em um mundo digital, precisamos ser omnichannel. Não podemos focar apenas na nossa plataforma própria e no nosso aplicativo. Precisamos trabalhar com os agragadores e integrar as plataformas”, pontua.
Por fim, o CCO reforçou a importância das pessoas envolvidas em seu negócio e de manter times engajados. “Não importa quantos clientes você tem e nem os dados que você coletou, se não tem ao seu lado as pessoas certas”, ressalta. Ribeiro explica que é preciso motivar o colaborador e fazê-lo entender a cultura em que está encolvido para entregar isso ao consumidor.
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