Em um mundo cada vez mais conectado, 86% das crianças e adolescentes têm acesso a um smartphone na América Latina e estão em constante contato com as marcas, gerando laços de preferência e confiança. O Top 10 de Marcas Favoritas no Brasil é dominado por marcas internacionais, com Adidas, Nike e YouTube na liderança.
A Mercado&Consumo publica em primeira mão a 3ª edição do relatório anual Top Brands, da Kids Corp, com mais de 70 mil crianças, adolescentes e seus pais nas Américas, 13.851 mil delas no Brasil.
Segundo o levantamento, All Star, Apple, Disney, McDonald´s, Netflix, Barbie e Coca-Cola completam a lista de preferência.
“Tanto as experiências funcionais quanto as emocionais tornam-se relevantes e são fundamentais na construção desses vínculos. Eles são atraídos por marcas que os divertem, são de qualidade e que os fazem felizes”, explica Gastón Stochyk, diretor de dados da Kids Corp.
Por faixa etária
Considerando a faixa etária, Marvel (6%), Disney (6%) e Adidas (6%) são as favoritas dos meninos de 3 a 5 anos de idade. Entre os de 6 a 12 anos, destacam-se a Adidas (9%), a Nike (8%) e a McDonald’s (7%). No segmento adolescente, Nike (16%), Adidas (15%) e Apple (6%) foram as marcas mais escolhidas.
Entre as meninas de 3 a 5 anos, Barbie (15%) e Disney (11%) são as marcas mais escolhidas. Já as meninas de 6 e 12 anos preferem Barbie (11%) e All Star (8%), enquanto as adolescentes têm All Star (12%) e Apple (12%) como suas marcas favoritas, seguidas por Samsung, Adidas e Netflix.
Confiança
Além da lembrança no público infanto-juvenil, o levantamento também indica as confiança dos jovens em marcas: 9 em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam em, no mínimo, em uma marca, com uma média de 4,2 marcas.
Adidas (23%), Netflix (18%), YouTube (18%) e Coca Cola (18%), lideram o ranking, seguidas pela Disney (16%) e McDonald’s (15%). A confiança em marcas de tecnologia e tênis cresce junto com a idade.
Escolha
O que as crianças e adolescentes no Brasil valorizam nas marcas são sua capacidade de os fazerem felizes (30%), de divertir (26%), bem como sua qualidade (26%).
Segundo a pesquisa, 79% das crianças brasileiras viram seu anúncio favorito em formato online, e 5 em cada 10 pedem aos pais que comprem produtos vistos em propagandas. Outras 26% buscam informação adicional online depois de ver uma campanha.
“A influência sobre as famílias e o poder aquisitivo do segmento menor de 18 anos está crescendo. Em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast- food, a persuasão sobre os pais ultrapassa os 70% na América Latina”, diz Stochyk.
Ele destaca que mais de 40% das crianças e adolescentes têm o próprio dinheiro, destinando-o principalmente à compra de alimentos e bebidas, roupas, brinquedos, bem como na saída com os amigos.
Imagem: Shutterstock