O Boticário abre inscrições para programa de capacitação para mulheres com mais de 45 anos

É a segunda edição do 'Novos Começos', feito em parceria com a Maturi; meta é treinar 2.500 mulheres

O Boticário abre inscrições para programa de capacitação para mulheres com mais de 45 anos

Group of multiracial business women having fun together inside modern office

O Boticário está com inscrições abertas para a segunda edição do programa “Novos Começos”, voltado à capacitação e à aceleração profissional de mulheres acima de 45 anos. O programa é desenvolvido em parceria com a consultoria Maturi, que é referência em ações com foco em diversidade etária e geracional nas organizações.

A iniciativa de O Boticário reforça o chamado Pacto Prateado da marca, reafirmando seu compromisso com a inclusão de profissionais 45+ e impulsionando mulheres a transformarem desafios em oportunidades no empreendedorismo. “No Boticário, acreditamos na importância de iniciativas que contribuam para a inserção de mulheres 45+ no mercado, seja por meio da capacitação para a empregabilidade, seja pelo fortalecimento de seus empreendimentos. Com o ‘Novos Começos’, buscamos oferecer ferramentas concretas para fomentar oportunidades e protagonismo profissional”, afirma Renata Gomide, VP de Marketing do Grupo Boticário.

As inscrições estarão abertas até 8 de maio no site da Maturi. O programa é 100% gratuito, composto por carga horária de 20 horas e duração de três meses, com aulas e palestras ministradas por especialistas e profissionais do mercado.

As primeiras 200 mulheres que se inscreverem terão acesso ao conteúdo completo, incluindo as aulas gravadas e os encontros ao vivo. A partir da 201ª inscrita, 2.500 mulheres terão acesso aos workshops e módulos temáticos presentes na plataforma.

Como funciona o programa?

O “Novos Começos” foi estruturado para oferecer trilhas de aprendizado com o objetivo de potencializar mulheres 45+ para o mundo do trabalho, para aprimorar o negócio, buscar nova colocação profissional ou se destacar na carreira atual.

A parceria com a Maturi conecta as participantes a uma rede de especialistas e profissionais voltados à Economia Prateada (conjunto de atividades econômicas voltadas para atender às necessidades, desejos e demandas da população com mais de 45 anos).

“Nosso objetivo é promover a valorização e o fortalecimento da atuação das mulheres 45+ no mercado. A experiência e a maturidade são ativos fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, e iniciativas como essa são essenciais para garantir maior equidade e oportunidades”, complementa Renata.

Andrea Tenuta, head de Novos Negócios da Maturi, destaca: “As mulheres 45+ enfrentam desafios únicos no mercado de trabalho. Embora representem uma força de conhecimento, experiência e resiliência, ainda lidam com preconceitos relacionados à idade e ao gênero.”

Movimento #OldToWork

O Boticário também está lançando, em parceria com a agência GUT, o movimento #OldToWork, uma provocação ao mercado sobre a valorização da experiência e competência das mulheres de mais de 45 anos. Inspirado no selo global #OpenToWork no LinkedIn, a marca cria o #OldToWork, que transforma essa narrativa para evidenciar que idade não pode ser uma barreira para empregabilidade e crescimento profissional.

O movimento tem início com a VP de Marketing do Grupo Boticário, Renata Gomide, que incorpora o selo ao seu perfil, engajando lideranças e empresas na reflexão sobre os vieses etários em contratações e no estímulo à inclusão efetiva desse público no mundo corporativo.

O Grupo Boticário tem uma área estruturada de Diversidade e Inclusão, com metas concretas alinhadas à sua agenda ESG e atuação estratégica em todo o negócio, do desenvolvimento dos produtos, passando por sua divulgação até o envolvimento da cadeia de valor.

Em 2024, o foco esteve na diversidade etária, impulsionando iniciativas estratégicas voltadas à inclusão e ao combate ao etarismo. Entre as iniciativas, destaca-se a Trilha Antietarista, uma formação gratuita que promove a conscientização sobre diversidade etária, contando com especialistas como a jornalista Maria Cândida e a atriz Maria Gal.

Economia prateada

De acordo com a FGV, a Economia Prateada ainda enfrenta desafios significativos no mercado de trabalho: 70% das mulheres com mais de 45 anos relatam dificuldades na recolocação profissional, enquanto 35% ingressam no empreendedorismo por necessidade, sem acesso a capacitação ou redes de apoio.

Estima-se que, até 2040, 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos, consolidando esse segmento como relevante para o crescimento econômico e inovação.

No entanto, quando analisada a presença de mulheres mulheres 50+ no mercado, esse grupo ainda enfrenta desafios significativos: apenas 1,4% das mulheres com mais de 50 anos estão em empresas brasileiras, de acordo com o Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022.

Imagem: Envato

Sair da versão mobile