Startup cria cartão de crédito que define limite por meio de pegada de carbono

Os limites dos cartões de crédito costumam ser calculados com base no rendimento mensal, hábitos de consumo e histórico de pagamentos. A fintech sueca Doconomy pretende mudar isso. A companhia lançará um cartão de crédito que estabelece o limite de gastos com base no impacto do consumidor no meio ambiente e em sua pegada de carbono.

A empresa, em parceria com a secretaria de mudanças climáticas das Nações Unidas e Mastercard, desenvolveu um cartão que calcula, por meio das compras, a pegada de carbono do cliente, propondo ainda maneiras radicais para diminuí-la. O cartão será lançado em duas versões, uma que apenas calcula as emissões e outra, a Do Black, que estabelece um limite de pegada de carbono que a pessoa pode gerar no ano, impedindo que o cartão seja utilizado caso a barreira seja ultrapassada.

Para fazer o cálculo, a empresa utiliza como base as emissões médias de carbono de acordo com o tipo de loja. Já o limite da pegada de carbono é estabelecido com base em um cálculo médio do quanto um cidadão precisa deixar de poluir para que a população atinja a meta de cortar pela metade as emissões de carbono do planeta até 2030. A entidade também ajudará consumidores a entrar em contato com instituições que ajudam a repor a pegada de carbono, todas aprovadas pela ONU.

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile