“É um momento excepcional”. Foi com essa frase que Enio Garbin, diretor de Desenvolvimento de Negócios, Tecnologia e Inovação da IBM, deu início a sua participação em live promovida pela Mercado & Consumo na manhã desta sexta-feira. O executivo esteve ao lado de Carlos Busch, vice-presidente de Vendas da Salesforce e Felipe Dellacqua, sócio-diretor da VTEX, para falarem sobre a retomada das vendas pós-pandemia.
Resiliência tecnológica, capacidade de gestão financeira – com a proteção do caixa e ativos a partir do uso de ferramentas analíticas fundamentais para empresas tomarem decisões, e o relacionamento com o consumidor foram pontos levantados pelo executivo e que devem ter atenção de todo setor. Especificamente sobre o último ponto [relacionamento com o consumidor], Garbin explica que a forma de se relacionar com mudou, ou seja, houve um crescimento muito grande do online e as empresas tiveram que se reinventar muito rápido, por isso a tecnologia foi fundamental. “Fomos forçados a viver uma nova experiência digital e mesclar o aspecto humano, trazendo mecanismos digitais para conectar clientes e vendedores”, disse.
Durante sua participação, o executivo mencionou que as companhias de hoje geram muitos dados e trabalham pouco com a informação, que, se bem utilizada, pode trazer grandes resultados. “Quanto mais informação as empresas tiverem, mais poder elas têm”, comentou. “Informação não é um relatório, mas sim as necessidades do cliente”, enfatizou.
Para o gestor, entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para as companhias se transformarem digitalmente. “É preciso saber como o cliente se sente sendo atendido pela empresa, ou que tipo de tecnologia o meu representante gostaria de usar. Isso é a transformação”, afirmou.
Além de cuidados relacionados à saúde, como isolamento social e home office, nesta época de incertezas e acesso digital em abundância é necessário atenção aos golpes cibernéticos. O acesso digital é uma questão fundamenta e o novo mundo vai ser cada vez mais digital. Segundo o executivo, cerca de cinco anos foram adiantados e trazidos para o presente. “O desafio dos lojistas aumentou significativamente para atender toda demanda que está cada vez mais exigente e exposta”, alertou.
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