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Tyson Foods reverte lucro e tem prejuízo de US$ 97 milhões no 2º trimestre fiscal de 2023

Em base ajustada, o prejuízo líquido ficou em US$ 0,04 por ação

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Tyson Foods reverte lucro e tem prejuízo de US$ 97 milhões no 2º trimestre fiscal de 2023

A companhia norte-americana de carnes Tyson Foods informou nesta segunda-feira, 8, que teve prejuízo líquido de US$ 97 milhões, ou perda de US$ 0,28 por ação, no segundo trimestre fiscal de 2023, encerrado em 1º de abril. Em igual período do ano fiscal anterior, a empresa apresentou lucro líquido de US$ 829 milhões (US$ 2,28 por ação).

Em base ajustada, o prejuízo líquido ficou em US$ 0,04 por ação, ante lucro líquido ajustado de US$ 2,29 por ação obtido em igual período do ano passado.

A receita com vendas teve um aumento marginal de 0,12%, de US$ 13,117 bilhões para US$ 13,133 bilhões. Analistas de Wall Street estimavam lucro líquido de US$ 0,79 por ação e receita de US$ 13,62 bilhões.

Apesar das perdas inesperadas, o CEO da Tyson, Donnie King, disse estar confiante para o futuro. “Embora o mercado atual de proteínas seja desafiador, temos uma forte estratégia de crescimento em vigor e estamos otimistas em nossa perspectiva de longo prazo”, disse em comunicado enviado à imprensa e a investidores. “Vimos um forte desempenho em nossos negócios de alimentos de marca e continuamos focados em atender às necessidades dos clientes e planejar o futuro com eles.”

A Tyson teve um recuo médio nos preços de 3,2% nos seus segmentos de atuação, mas aumento no volume de vendas de 3,3% no período. Nesse sentido, a receita de vendas de carne bovina da companhia caiu 8,3% no segundo trimestre fiscal para US$ 4,617 bilhões, com queda de 2,9% no volume de vendas, enquanto o preço médio do produto recuou 5,4%.

O faturamento com a comercialização de carne suína caiu 9,2% para US$ 1,421 bilhão, com volume de vendas 1,1% maior, mas preço médio 10,3% inferior na comparação anual do segundo trimestre. Já as vendas de frango avançaram 6,4% em volume, com aumento na receita de 8,4% para US$ 4,430 bilhões e os preços 2% maiores. A receita do segmento de alimentos preparados subiu 1,2% para US$ 2,422 bilhões, com alta de1,6% no preço médio dos produtos, mas queda de 0,4% no volume de vendas.

Para o acumulado do ano fiscal de 2023, a Tyson Foods diminuiu a sua previsão de receita com vendas, de US$ 55 bilhões a US$ 57 bilhões para US$ 53 bilhões a US$ 54 bilhões, enquanto analistas de Wall Street esperam US$ 55,2 bilhões.

Para o segmento de alimentos preparados, a empresa prevê que a margem operacional ficará entre 8% e 10%, impulsionada pelo crescimento do volume, produtividade e gerenciamento disciplinado de receitas.

Quanto ao segmento de carne de frango, a Tyson espera margem operacional ajustada de -1% a 1% para 2023, com crescimento de 3% na produção em relação a 2022. Já quanto à carne suína, a Tyson disse esperar margem operacional de -2% a valores inalterados, devido à expectativa de queda na produção doméstica do país, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A agência prevê ainda queda de 4% na produção de carne bovina dos EUA. “Prevemos uma margem operacional ajustada de -1% a 1% no ano fiscal de 2023, pois as margens devem diminuir”, comentou a Tyson sobre o segmento em questão.

Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Economia, Foodservice, Indústria, Notícias
  • Tags: clienteClientescriseDonnie KingEconomiaempresasEUAlucrosmercadonegóciosprejuízoprodutosserviçosTyson FoodUSDAvendas

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