O futuro do varejo e da indústria é agora

Em conferência, Zebra Technologies apresenta soluções com IA de olho na Internet das Coisas

O futuro do varejo e da indústria é agora - Zebra Connect - Foto Aiana Freitas

Vanderlei Ferreira, presidente da Zebra Technologies no Brasil

Com apenas 4 anos de existência, a Compaq entrou para a lista da “Fortune 500”, uma publicação da revista Fortune com base na receita total das maiores corporações norte-americanas. Se você nunca ouviu falar dessa empresa, não há nenhum problema, pois o esquecimento é o destino de quem anda na contramão da inovação, mesmo depois de lançar um produto diferenciado, como uma banda de um só sucesso.

Inovar não é mais uma decisão opcional. A pandemia mundial da covid-19 mudou para sempre a forma de consumo e a experiência do consumidor com a satisfação de suas necessidades. Este momento acelerou de tal forma as mudanças que estavam em andamento a ponto de, hoje, tornar obsoleta a transformação de um negócio físico em digital. O próximo nível da indústria e do comércio está a anos-luz desse estágio e envolve o uso da Inteligência Artificial (IA) generativa da produção à recompra, da análise de dados para otimização dos processos à qualificação dos colaboradores no atendimento ao cliente.

Para apresentar e debater modelos de soluções para os novos desafios enfrentados destacadamente pelos setores de Manufatura, Varejo, Operações em Campo e Transporte e Logística, a Zebra Technologies promoveu o “Connect”, um simpósio realizado com diversos parceiros, no auditório do Hotel Unique, nos Jardins, em São Paulo, na terça-feira, 7.

Os conferencistas mostraram que as novas tecnologias, longe de modismos, têm foco na produtividade, na eficiência operacional e na redução de custos. Quem perder esse bonde – meio tão ultrapassado! – dificilmente terá condições de competir. Uma pesquisa feita pela Forrester Research prevê uma economia de US$ 739 bilhões até 2030 com a implementação da automação.

Por outro lado, aos que desejarem estar no centro das grandes mudanças com eficiência poderá contar com a Zebra como sua parceira, de acordo com Denis Carvalho, diretor responsável por Contas Estratégicas da empresa.

Hecatombe digital em 2 anos

Em dois anos, a Internet das Coisas (IoT, na sigla, em inglês) terá transformado todo o setor. Ou seja, o futuro não é lá, é agora e conectado “a processos e pessoas, de forma inteligente, com vantagem corporativa”, segundo Vanderlei Ferreira, presidente da Zebra Technologies no Brasil.

Para ele, o desafio é desenvolver equipamentos, softwares e suprimentos que atendam aos mercados cada vez mais complexos e acelerados de ponta a ponta da cadeia produtiva. Isto porque o comércio eletrônico será o principal responsável pelas mudanças, cujo impacto incidirá especialmente na velocidade e, a partir daí, nas demais etapas.

As vendas do e-commerce deverão crescer 50% nos próximos quatro anos, movimentando US$ 6 trilhões até 2025, segundo Ferreira. Serão mais competitivas as empresas que garantirem melhor experiência de compra ao seu cliente, também a do seu colaborador como elemento essencial tanto na venda, quanto no armazém, e aquelas que obtiverem precisão na rastreabilidade dos dados em todos os níveis. Afinal, informação é poder e, no caso das organizações, significa eliminar erros, corrigir desperdícios e controlar a qualidade.

Um exemplo prático de como tornar conceitos em realidade é um leitor de código de barras desenvolvido pela Zebra para supermercados. Uma das funcionalidades do equipamento é relacionar o número com a imagem do visor. Caso a imagem do produto seja incompatível com as informações da etiqueta, o aparelho emite um alerta. O dispositivo fornece mais recursos para o operador de caixa identificar fraudes ou tentativas de furto e reduz as perdas do comércio.

Outro exemplo é o uso de tablets operados com IAs nas vendas diretas aos clientes. Mas é necessário que o colaborador seja treinado adequadamente para utilizar esse tipo de ferramenta. Ele consegue desde baixar informações do perfil de um cliente fiel para direcionar produtos de seu interesse até fornecer uma experiência personalizada a um cliente em potencial, que resulte não apenas no fechamento de uma venda, mas em sua fidelização.

Para isso, é preciso obter dados e transformá-los em informação de valor. A Zebra acredita que se essa rastreabilidade for executada de modo preciso e adequado, ela vai calibrar todas as etapas da produção, ou seja, assegurar maior margem, maior lucro e maior satisfação do cliente.

Desafio e oportunidade

Até 2025, haverá mais de 25 bilhões de dispositivos IoT e 18 bilhões de usuários móveis em todo mundo. A expectativa é de que os investimentos em Inteligência Artificial gerem receita de US$ 76,44 bilhões.

No Brasil, pontualmente, existem muitas dificuldades a serem superadas, sobretudo pela instabilidade política e econômica. Para Ferreira, onde há desafios, há grandes oportunidades desde que se compreenda as necessidades de negócio e sejam entregues as soluções adequadas.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs (Isis Brum).
Imagem: Aiana Freitas

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