Com aumento de 13%, as pizzarias registraram a maior alta no valor gasto pelos brasileiros entre as culinárias mais consumidas no País, segundo um levantamento feito pela Ticket.
No ranking de aumentos, aparecem na sequência a culinária comercializada em padarias, com alta de 8,7% no valor médio gasto; o fast-food, com incremento de 8,5%; as lanchonetes, com 8,1%; as comidas de bar, com 7,7%, e, por último, cafés e doces, com acréscimo de 6% no valor médio do pedido
O valor médio gasto pelos brasileiros nos principais tipos de culinária sofreu acréscimo médio de R$ 3,53 por refeição, chegando a R$ 6,73 em pizzarias.
“Os estabelecimentos de comida pronta têm se esforçado para não repassar para o consumidor final o aumento no preço dos insumos, tendo mantido os preços abaixo da inflação. A farinha de trigo, que impacta diretamente as pizzarias, por exemplo, subiu 31% em 2022. Já o valor médio gasto nesse tipo de estabelecimento subiu cerca de 13%”, afirma Jean Castro, diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket.
Baseado nas transações feitas pelos mais de 7 milhões de usuários, o estudo comparou os valores registrados em março de 2023 com o mesmo período do ano passado.
Imagem: Shutterstock