Veja 6 pontos destacados pelos executivos do Tenda Atacado, Dufry e Fashion Code

Agilidade no varejo

Desde o início de abril a série de lives Mercado & Consumo em Alerta tem trazido nomes importantes de diferentes setores da economia para debater as melhores práticas adotadas por cada um dos segmentos diante da crise. E não só isso, os debates contribuem ainda com insights que são gerados para estimular e inspirar o público que atua em diferentes frentes.

Nesta manhã (8), estiveram presentes Bel Humberg, cofundadora da Fashion Code / OQVESTIR; Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado; e Gustavo Fagundes, COO da Dufry. A conversa rendeu importantes insights a partir da visão estratégica de cada um dos convidados e você pode conferir alguns deles nessa lista que preparamos a seguir:

1 – A liderança feminina tem muito a contribuir nas empresas por caraterísticas como, atenção humanizada, inspiração otimista, acolhimento das pessoas e questões sensíveis, olhar de grupo e capacidade multitarefas. Mas o mais relevante para as organizações é a complementariedade do feminino e do masculino na gestão;

2 – As negociações com parceiros estruturais e fornecedores modificaram bases que muito provavelmente não serão retomadas nos termos anteriores. Este é o ano base zero efetivamente;

3 – Os empreendedores precisam de paixão pela ideia, nada substitui o brilho dos olhos para envolver pessoas nos projetos. Precisam também de tranquilidade de espírito para a tomada de decisão, resiliência, fortaleza para maratonas, para longas jornadas que é o empreender e dirigir negócios. Porém o negócio só existe se você for resolver uma questão, uma “dor do cliente”;

4 – E-commerce é mais que e-commerce. É curadoria, é CRM, é relacionamento, é influência na jornada de compras, é serviço, é impacto nas vendas totais, é conhecimento do cliente;

5 – Aspectos positivos de 2020: Paradigmas foram quebrados. Tem sido muito salutar a reinvenção e o fortalecimento da fibra das pessoas e das empresas ao enfrentar desafios. Também é positivo o crescimento da autonomia de times que operam de forma independentes, mais capazes, mais preparados, mais empoderados e mais talentosos;

6 – Em algumas perspectivas o varejo evoluiu em 2020. A transformação de formatos como e-commerce, o fortalecimento do cash&carry, a reinvenção do varejo de viagem. Será benéfica também a aceleração das empresas e da agilidade nos processos, a maior atenção loja a loja.

* Imagem reprodução

 

Sair da versão mobile