Em busca de se manter atualizada com as tecnologias, a Água Sabores do Brasil, rede de restaurantes, implantou um sistema de cozinha 4.0. O objetivo principal para mudança visava a redução de custos e o tempo de preparo, e obteve resultados de redução de 5%, em média, no custo de mercadoria vendida e de 50% durante a produção de receitas com cocção noturna. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões com novos equipamentos, como forno combinado, fritadeiras, seladoras à vácuo e outras ferramentas.
“Aliar tecnologia à cozinha, sem dúvida, trouxe vantagens competitivas para as operações. Com a cocção noturna, por exemplo, podemos adiantar receitas que contam com pré-preparo durante a noite. Isso trouxe um ganho na produtividade para o dia seguinte”, destaca Júlio Bertolucci, diretor de franquias da Água Doce.
O executivo ainda explicou que para incluir os novos equipamentos na operação foi necessário mudar o layout da cozinha e reorganizar o estoque de insumos para deixar próximo de cada equipamento. “Com o objetivo de diminuir a movimentação dos colaboradores no espaço e ganhar mais eficiência”, complementa Bertolucci.
Além dos investimentos em equipamento e tecnologia, a rede focou em treinamentos para os franqueados e colaboradores dos restaurantes para garantir eficiência dos benefícios da cozinha 4.0. Também durante a pandemia e com a adoção de novos meios digitais, a Água Doce promoveu treinamentos a partir de webinars e conferências na universidade corporativa, além de capacitação online.
Já para os consumidores, as apostas da rede foram os cardápios digitais e o aplicativo para pedidos via QR Code. Segundo dados da empresa, nas franquias em que estão 100% dos canais instalados, houve um aumento de 20% no volume de vendas, comparado com unidades que estão sem cardápio online.
“A cada dia, percebemos um maior engajamento por parte das operações e isso nos mostra que todas as soluções implantadas são benéficas e trazem vantagens para o negócio, tanto para melhorar os processos de gestão quanto com o relacionamento e experiência com os clientes”, finalizou Bertolucci.
Franquias
Para os interessados em fazer parte da franquia Água Doce, são disponibilizados três formatos de investimento. No modelo de negócios só para delivery, o investimento é de a partir R$ 305 mil. Já no estilo Água Doce Express, que é mais enxuta e a operação visa oferecer refeições rápidas individuais, é necessário investir a partir R$ 397 mil. Por fim, no formato Máster, os investimentos começam a partir de R$ 490 mil e é indicado para espaços maiores por conta do amplo cardápio e de operar no jantar e happy hour.
Imagem: Divulgação