No período das festas juninas, que são um grande acontecimento em diversas regiões do Brasil, incluindo o Nordeste, as marcas Brahma e Ambev se juntaram para movimentar o ecossistema de catadores no São João de Patos, na cidade de Patos, na Paraíba. Durante os cinco dias em que aconteceram as celebrações juninas, o programa Bora Catadores, projeto criado a partir da plataforma de inclusão produtiva da Ambev, o Bora, gerou cerca de R$ 100 mil em renda por meio da coleta de seis toneladas de resíduos recicláveis, como latinhas, plásticos e papelão.
Para essa ação, as marcas contaram com a parceria da startup Solos, que desenvolve soluções inteligentes de economia circular, e com o apoio das cooperativas Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos (Ascap), Recicla, e a prefeitura municipal de Patos. Para ampliar a renda dos catadores participantes, além de receberem pelo valor do quilo do material coletado, eles também receberam a diária pelo serviço prestado e uma bonificação por metas atingidas.
O Bora Catadores também ofereceu cursos de preparação e desenvolvimento social, em parceria com o Santander, que contou com a presença de catadores, ambulantes e barraqueiros. Com o programa, os trabalhadores tiveram a oportunidade de receber até quatro vezes mais do que o valor praticado pelo mercado.
Imagem: Divulgação