LATAM Retail Show: Descubra como Assaí, Grupo DPSP e Saint-Gobain conseguem ser eficientes e competitivos

Um dos grandes desafios do setor, a eficiência operacional, influencia diretamente no bom resultado e competitividade no varejo. Para abordar essa relação, o LATAM Retail Show abre espaço para ouvir a estratégia de três empresas relevantes de segmentos distintos: Assaí Atacadista, representado por Belmiro Gomes, seu presidente, Saint-Gobain Distribuição Brasil, com a presença do diretor-geral Juliano Ohta, e Grupo DPSP, responsável pelas drogarias Pacheco e São Paulo, com participação do presidente, Marcelo Doll.

A plenária “Eficiência operacional como estratégia para aumentar a competitividade” acontece na manhã de 28 de agosto.  Os bons resultados da rede Assaí são um exemplo disso. No recente balanço financeiro do segundo trimestre, o GPA ressaltou a sustentabilidade do formado, com expansão orgânica, resultando em acelerado ritmo de crescimento de vendas e aumento da rentabilidade.

O Assaí totalizou 18 novas lojas nos últimos 12 meses e segue com o plano de abertura de aproximadamente 20 lojas em 2019.

No segundo trimestre foram inauguradas três lojas. Outro destaque foi o Cartão Passaí, que manteve forte ritmo de adesão e totalizou 823 mil emissões, já representando mais de 5% de penetração comparado a 3% no mesmo período do ano passado. A bandeira Assaí ultrapassou 50% das vendas do GPA Alimentar no 2T19.

No período entre 2013 e o segundo trimestre de 2019, a receita bruta do Assaí quadruplicou e aumentou em 129% sua área de vendas, com expectativa de encerrar o ano com mais de 160 lojas no território nacional. Como resultado, a participação de mercado do Assaí ampliou em torno de 60%: de 18,5% ao final de 2013 para 29,0% em junho de 2019.

Para Marcelo Doll, presidente do Grupo DPSP, “O LATAM Retail Show é um evento muito importante e inovador para o varejo como um todo, pois nos permite compartilhar o nosso conhecimento com empresas líderes globais, bem como é a oportunidade de nos atualizarmos sobre as novidades do setor”, destaca.

O Grupo DPSP nasceu em 2011, a partir da fusão das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo. É a segunda maior rede farmacêutica do país e a sétima do varejo nacional.

O Grupo DPSP teve faturamento de R$ 9,08 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 3% em relação a 2017. Para este ano, a companhia prevê a inauguração de 100 a 120 lojas, depois das 110 novas unidades abertas em 2018. O foco são expansões com qualidade, ou seja, em áreas onde não há farmácias.

A expansão veio acompanhada por investimentos na rede logística. No ano passado, foram inaugurados três centros de distribuição nos estados de Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro, somando seis CDs em funcionamento no país.

Já Juliano Ohta, diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição Brasil, dona das marcas Telhanorte e Tumelero, vai compartilhar com o público do congresso alguns exemplos redução de custos e aumento da eficiência sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A Saint-Gobain Distribuição Brasil vem realizando mudanças para trazer eficiência à sua operação.

As lojas estão sendo reformadas e ganhando novo layout, para que sessões complementares, como iluminação e elétrica, fiquem posicionadas lado a lado. Outro investimento da companhia foi na expansão do centro de distribuição, a fim de agilizar a entrega. A compra on-line com retirada em loja também tem crescido na Telhanorte e já corresponde a 30% do total.

O serviço de clique e retire (click and collect) é ofertado em cem lojas da rede, facilitado pela capilaridade da varejista e seu know-how logístico. “Todo o nosso recebimento de produtos é centralizado e a gente consegue ter flexibilidade para entregar em todas as lojas. Sobre a orquestração de pedidos, ela nos permite oferecer ao cliente a possibilidade de comprar em uma loja e buscar em outra”, relata o executivo.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile