Combinando padrões de gasto e preferências distintos, os millenials e a geração X são os principais usuários do Mercado Livre, que atraiu 145 milhões de usuários potenciais na América Latina, sendo 80 milhões somente no Brasil. Com base nos dados coletados na plataforma, o Mercado Ads divulgou um relatório com insights do comportamento do brasileiro no e-commerce, com base nas preferências de compra de diferentes gerações, estilos de vida e categorias de produtos.
Segundo o relatório, os millennials contribuem com mais da metade do faturamento do Mercado Livre, com destaque para itens de construção e artigos para bebês. Seu crescimento em categorias específicas, como produtos para o lar e itens infantis, demonstra um padrão de compra focado em necessidades domésticas e familiares.
A geração X gasta significativamente mais em entretenimento e cultura, com um ticket médio elevado, e prioriza produtos que enriquecem seu lazer e experiência cultural, como música, filmes e seriados, em comparação com a média da plataforma.
A análise também revela as preferências de compra baseadas em estilos de vida:
- Focados na família: Representam 24% do faturamento, com um crescimento impressionante de 75% em itens para bebês e ferramentas;
- Decoradores da casa: Com um crescimento de 128% em eletrodomésticos portáteis e acessórios de cozinha e jardim, são o terceiro grupo em faturamento;
- Esportistas: Mostraram um crescimento de 217% em itens relacionados ao futebol e 112% em celulares;
- Gamers: Com um ticket médio 56% acima da média, tiveram um aumento de 84% em compras de smartphones;
- Beauty-lovers: Cresceram 49,2%, destacando-se em produtos de cuidados pessoais, roupas íntimas e suplementos;
- Fashionistas: Contribuem com 30% do faturamento, com um crescimento de 57,8% em beleza e cuidado pessoal;
- Petlovers: Compram 5 vezes mais itens para cães do que para gatos;
- Techies: Gastam 17% a mais do que a média em produtos como tênis.
Categorias em ascensão
O Mercado Livre abriga mais de 29 categorias principais, com um nível de granularidade que inclui mais de 2.000 subcategorias.
Casa, móveis e decoração lideram com um crescimento de 23% no último ano, destacando-se pela predominância de 92% das buscas sendo genéricas. Entre os produtos mais populares estão móveis para casa, itens de cozinha e ferramentas para jardim.
O interesse em celulares cresceu 54% nos últimos 12 meses, tornando-se a categoria com a maior proporção de buscas genéricas, chegando a 64%.
Beleza e cuidado pessoal recebem 8,9 milhões de visitas mensais, com itens para cuidados com a pele e maquiagem, que é a terceira categoria mais comprada e a que mais cresce em relação ao ano anterior. Esportes e fitness também mostram um crescimento notável de 49,6% em itens para camping no último ano, com suplementos e roupas sendo os produtos mais vendidos.
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