O Dia dos Pais é comemorado neste domingo, 11, e 42,8% pretendem gastar mais do que em 2023, enquanto 34,2% desejam o contrário. Em termos do nível de despesa, a maioria (69,3%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300. Os dados são da Pesquisa Nacional realizada para Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn.
A maioria das pessoas (42,6%) não pretende fazer compras para a data. 35,8% dos entrevistados pretendem e 21,6% ainda não sabem. Em relação ao ano passado, se manteve praticamente inalterada a proporção dos que manifestaram intenção de compra, e diminuiu levemente aquela relativa aos que não pretendem adquirir presentes.
Compras em lojas físicas
A pesquisa também apontou que a maioria das compras continuaria sendo realizada em pequenos estabelecimentos (46,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (58,4%).
A tabela abaixo apresenta as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados (1.702) em nível nacional e a forma de pagamento.
Itens com maior valor
De maneira geral, as intenções de compra permanecem focadas em presentes pessoais e de menor valor, que são pagos à vista, seguindo a tradição para o Dia dos PaIS. Entre os itens mais procurados estão roupas, calçados e acessórios, que representam 38,2% das intenções de compra. No entanto, esse percentual ainda está bem abaixo dos níveis registrados nos anos anteriores à pandemia, que variavam entre 60% e 70%.
Outros itens em destaque incluem perfume (25,7%), almoço em restaurante (14,3%), caneca (9,7%) e relógio (11,8%). Por outro lado, itens como livros (5,7%), chocolates/bombons (9,5%) e caixas de ferramentas (7,5%), que tiveram alta três anos atrás devido ao isolamento social, ainda apresentam baixa intenção de compra, embora tenha havido um leve aumento em relação ao ano passado.
As intenções de compra de bens digitais, como celulares, computadores, notebooks e tablets, continuaram a diminuir, representando apenas 14,3% do total. Essa redução pode ser atribuída ao alto nível de endividamento das famílias e ao custo elevado do crédito.
Na área de serviços, o almoço em restaurante (14,3%) continua a ser a preferência predominante, embora de forma ligeira, em relação aos pedidos de delivery de refeição e cestas de café da manhã (14,2%). Isso reflete um retorno aos hábitos de consumo que eram comuns antes do período de isolamento social.
“No Dia dos Pais, há uma clara preferência pelo uso de dinheiro em espécie e cartões de débito em vez do PIX para pagamentos à vista. Essa redução na intenção de parcelamento pode estar relacionada ao alto custo do crédito”, afirma o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.
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