Indústria brasileira do setor pet VB Alimentos chega à Colômbia

A empresa já está presente em outros países da América Latina e do Oriente Médio

Indústria brasileira do setor pet VB Alimentos chega à Colômbia

A brasileira do setor de pet food VB Alimentos chegou à Colômbia. A indústria acredita no potencial colombiano e chega para capacitar e impulsionar o desenvolvimento do mercado pet naquele país. As marcas da empresa, Finotrato, Prestige, Dogfit e Catfit, são comercializados pela distribuidora exclusiva Nova Pet.

O processo de internacionalização da VB Alimentos começou em 2017. A empresa já está presente em outros países da América Latina e do Oriente Médio.

De acordo com a Euromonitor, os cuidados com os animais tiveram um acréscimo de 63% nos últimos cinco anos, sendo o segundo maior importador dos produtos pet brasileiros.

A VB Alimentos tem sede em Jaciara (MT), foi criada há 21 anos e e atualmente conta com um portfólio composto por mais de 300 produtos, distribuídos em alimentos secos, úmidos, petiscos e produtos de higiene.

Tendências do setor

Com a crescente popularidade dos animais de estimação em todo o mundo, o mercado pet tem se expandido rapidamente nos últimos anos. Segundo a American Pet Products Association (APPA), o mercado de produtos e serviços para animais de estimação nos Estados Unidos deve ultrapassar os US$ 100 bilhões em 2023.

Algumas das principais tendências do setor foram apresentadas na Global Pet Expo 2023, uma das maiores feiras de produtos e serviços para animais de estimação do mundo, em março deste ano. Ela foi realizada no Orange County Convention Center em Orlando, na Flórida (EUA).

Um dos destaques da Global Pet Expo 2023 foi a tendência crescente de alimentos naturais para animais de estimação. O espaço com estandes para estes produtos cresceu desde as últimas edições. Em 2023, eles ocuparam quase um quarto do espaço da feira.

Outro dos principais temas que pudemos observar foi o da sustentabilidade. Com a crescente conscientização sobre o impacto ambiental dos produtos para animais de estimação, muitos expositores se concentraram em opções ecológicas e sustentáveis, como sacos higiênicos, granulados biodegradáveis ​​e alimentos que priorizam a produção responsável (carbono zero).

“Cremos que as empresas no Brasil podem explorar mais algumas tendências mundiais, como embalagens sustentáveis, produção sustentável, personalização de produtos e produtos naturais”, escreveu, à época, André Ferreira sócio-diretor da PetFuture, empresa especializada em inteligência de mercado e consultoria para o setor pet e animais de grande porte e spin-off da Mosaiclab, em artigo publicado na Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

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