Mercado de fragrâncias de luxo cresce 58% na América Latina

Entre janeiro e maio deste ano, o segmento apresentou um aumento de 58%, com uma expansão 20% mais rápida do que a média da categoria, de acordo com o estudo da Circana

Mercado de fragrâncias de luxo cresce 58% na América Latina

O mercado de fragrâncias de alto luxo na América Latina está experimentando um crescimento excepcional. Entre janeiro e maio deste ano, o segmento apresentou um aumento de 58%, com uma expansão 20% mais rápida do que a média da categoria. De acordo com o estudo da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, esse desempenho é evidente em países como Brasil, México, Argentina, Chile e Peru, sendo impulsionado por uma série de tendências e mudanças no comportamento do consumidor.

Dentre os fatores que explicam esse crescimento, um dos principais é o comportamento do consumidor aspiracional, que está disposto a investir em produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas de compra. As redes sociais também desempenham um papel importante nesse processo. A ascensão de hashtags e marcas de luxo no TikTok, como a #quietluxury, inspirada na série “Succession” da HBO, tem ampliado a influência do mercado de fragrâncias e cosméticos entre consumidores que buscam ingressar no universo do luxo.

“Observamos uma forte tendência de ‘premiumização’, com o lançamento de produtos de maior valor agregado, como perfumes masculinos de alta concentração”, observa Ana Seccato, diretora comercial da Circana.

No Brasil, a pandemia de covid-19 acelerou o desenvolvimento desse mercado. As restrições de viagem levaram os consumidores a procurar mais opções internas, resultando em um aumento da participação das vendas de fragrâncias de alto luxo, que atingiu 6% em 2024. O país também presenciou a entrada de mais de 20 novas marcas nos últimos 5 anos, oferecendo produtos mais exclusivos e com preços mais elevados, com o valor médio subindo de R$ 448 em 2019 para R$ 1.057 em 2024.

“Esse movimento reflete não apenas a evolução do mercado, mas também o interesse crescente dos consumidores latino-americanos por produtos exclusivos e diferenciados”, completa Ana.

O México se destaca como um mercado historicamente desenvolvido para fragrâncias do segmento de luxo, beneficiado pela sua proximidade com os Estados Unidos e uma distribuição consolidada de marcas de prestígio. Na Argentina, a abertura da primeira loja da marca Creed na América Latina é um indicativo do potencial crescente da região.

Nos Estados Unidos, de acordo com um levantamento realizado entre os meses de fevereiro e abril, o segmento de beleza com ênfase na categoria de luxo foi o único a manter crescimento em dólares, registrando um aumento de 6% em comparação com o ano anterior. No entanto, a categoria de acessórios, sapatos e roupas de luxo apresentou queda. O principal fator para esse resultado foi o desempenho da categoria de fragrâncias, que cresceu em dois dígitos tanto em dólares quanto em unidades.

Imagem: Shutterstock

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