A empresa californiana Vans deverá expandir nos próximos anos no Brasil. 15 novas lojas deverão ser inauguradas, a primeira delas no Morumbi Shopping, em São Paulo. A marca foi comprada pela VF Corporation em 2004, por US$ 396 milhões, e é dona de outlets em São Paulo, Itupeva (SP), Alexandria (GO) e Duque de Caxias (RJ). Os produtos também são vendidos em multimarcas e no e-commerce.
Novas unidades deverão ser inauguradas em cidades como Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Rio de Janeiro, mas esta expansão deverá ser feita aos poucos. João Marcelo Meyer, diretor-geral da Vans para as Américas Central e Sul afirmou “vamos com uma expansão agressiva no Brasil? Não, vamos aos poucos. Nós não queremos estar em cada porta, mas queremos estar nas portas que são mais relevantes para o nosso consumidor”.
“O Brasil é um mercado chave para nós, porque tem 205 milhões de habitantes. É um país com um grande potencial por seu tamanho continental e pelo consumidor. Entendemos que o consumidor brasileiro tem uma conexão muito grande com a marca. Ele sente que ela é autêntica em suas perfeições e imperfeições. Além disso, é o país mais importante para nós em termos de América do Sul e América Central. Ainda não é o mais rentável por conta de taxação e barreiras de importação. Mas vemos o Brasil com uma excelente perspectiva de faturamento e rentabilidade mais forte no próximo ano”, explicou Meyer.
O Chile é a operação mais rentável, desde que se instalou em janeiro de 2017. “Dobramos o tamanho da marca nos últimos dois anos e pretendemos dobrar o tamanho do Brasil nos dois próximos”, disse o executivo. Considerando a companhia globalmente, os principais mercados são Estados Unidos, Europa e Japão. “Estamos investindo no Brasil para uma relação a longo-prazo”, disse Meyer.
A chegada ao Brasil aconteceu há dois anos e o e-commerce foi lançado em março de 2017. O maior público da marca tem entre 12 e 20 anos, em seguida vêm as pessoas entre 20 e 30 anos. “Mesmo assim, eu sou avô e minha filha e neta usam Vans. É uma marca que ultrapassa gerações”, afirmou Steve Van Doren, filho de um dos sócios da californiana Vans e vice-presidente de Eventos e Promoções da empresa.
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