A associação de consumidores Proteste lançou, em parceria com o Google Brasil, um site para orientar as pequenas e médias empresas sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro. O objetivo do projeto “LGPD para PMEs” é ajudar os empreendedores a entender o que muda e o que eles devem fazer para atender aos requisitos da legislação.
Entre os recursos disponíveis, está o “Teste de Aplicação”, que permite que o empreendedor compreenda em qual estágio de adequação à LGPD o negócio está. No final, ele recebe uma série de sugestões de cuidados e boas práticas sobre a nova lei. Por meio do site, também é possível aprender mais sobre a lei por meio de um jogo interativo e fazer o download de uma cartilha sobre o assunto.
A LGPD, aprovada em 2018, entrou em vigor em 18 de setembro deste ano. As regras valem para todos os tipos de empresas que tratam dados pessoais dos consumidores, independentemente de tamanho, setor ou da atuação online ou offline.
Imagem: Bigstock