Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Cresce o número de brasileiros que usam smartphone para compras ou pagamentos

  • de Redação
  • 5 anos atrás

Em apenas seis meses, a proporção de brasileiros que realizaram compras ou pagamentos via smartphone aumentou de 85% para 91% entre aqueles que acessam a internet pelo aparelho. Os dados são da pesquisa sobre m-Commerce e m-Payment feita pela Panorama Mobile Time/Opinion Box entre os dias 10 e 21 de agosto com pouco mais de 2 mil brasileiros.

O registro aponta elevação de seis pontos percentuais em um período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o que sinaliza que muitos brasileiros passaram a realizar compras pelo celular neste período.

Na comparação entre estratos sociais, não há diferença significativa por gênero ou classe social. No entanto, as diferenças são percebidas por idade: no grupo com mais de 50 anos, o porcentual é de 82%, enquanto entre pessoas de 16 a 29 anos é de 91%, chegando a 93% no grupo de 30 a 49 anos.

Cashback e pagamento simplificado

Os entrevistados também apontaram o cashback (programa de recompensa por reembolso do valor pago) como um dos recursos mais apreciados no comércio móvel, sendo apontado por 42%, à frente dos 38% que gostam de poder comprar online com retirada na loja física, e 34% que gostam do pagamento simplificado por meio de clique ou usando suas digitais.

Em relação aos meios de pagamento, o QR Code já foi utilizado por 48% consumidores por meio de aplicativos móveis. A pesquisa também apurou que, no mesmo período, a proporção de brasileiros que já realizou pagamentos por aproximação registrou um ganho expressivo, passando de 23% para 33%. A diferença por classe social é pequena: A e B (34%) e C, D e E (32%).

“O isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus teve grande impacto na decisão dos brasileiros em realizar suas compras, uma vez que muitas lojas estavam com as portas fechadas. Na hora de pagar, a utilização de tecnologias de pagamento sem contato aconteceu quando a compra poderia ser presencial em lojas consideradas de setores essenciais, como os supermercados. Até então, muitos brasileiros ainda não haviam experimentado pagamentos por aproximação (NFC ou MST) ou por QR Code e tiveram a oportunidade para a nova experiência”, comenta Fernando Paiva, editor do Mobile Time e coordenador da pesquisa.

Outras descobertas da pesquisa:

  • Magazine Luiza foi o app de m-Commerce com maior crescimento em seis meses, ocupando agora a quarta posição no ranking da pesquisa;
  • 70% realizam compras pelo WhatsApp, 40% pelo Facebook e 39% pelo Instagram;
  • O aplicativo Shopee, marketplace de compras internacionais – e que possui lojas brasileiras – estreou na pesquisa, sendo citado por 5% dos entrevistados, o mesmo percentual do AliExpress, que já havia aparecido no estudo anterior. Nesta categoria, a liderança é do Wish, com 8% das citações;
  • O grau de satisfação dos brasileiros com o comércio móvel é alto, considerando a somatória das opiniões: 34% se dizem satisfeitos e 56%, muito satisfeitos. Apenas 1% revela estar muito insatisfeito.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: comérciocomportamentocompracomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceEconomiaempresasestratégiaexpansãonegóciospagamentoprodutossmartphonetecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

de Marcelo Antoniazzi 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

de Jorge Gonçalves Filho 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile