As grandes empresas de varejo têm presença constante nas editorias de Economia e Mercado da imprensa. Com base num amplo levantamento por meio de recursos estatísticos (Amostragem e Data Mining) e análise semântica (Natural Language Processing), o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) listou os 10 CEOs mais influentes na mídia brasileira.
Realizado desde 2009 com 17 segmentos do varejo de bens e serviços, o estudo elenca as maiores varejistas do Brasil e como as empresas são vistas no mercado pelos consumidores e colaboradores.
Neste ano, o ranking apontou também quais os CEOs do varejo mais presentes na mídia. A lista é liderada por Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza; seguido por Flávio Rocha, do Grupo Guararapes; e Alexandre Costa, da Cacau Show. Confira a lista completa a seguir:
Flávio Rocha é atual CEO do Grupo Guararepes, dono do grupo varejista de moda Riachuelo. Flávio também exerceu cargo de CEO da Riachuelo por 10 anos, entre 2008 e 2018, período de principal expansão da marca. Rocha teve uma passagem pela política, tendo sido eleito em 1986 para deputado federal pelo Rio Grande do Norte e reeleito em 1990. Também foi pré-candidato à presidência em 1994 (PL) e 2018 (PRB).
Alê Costa é CEO e fundador de uma das maiores empresas de chocolate do Brasil e do Mundo. Fundou em 1988, aos 17 anos, a Cacau Show e em 2005 recebeu o prêmio de “Melhor Franquia do Ano”. Atualmente a rede possui mais de 2.500 lojas espalhadas pelo Brasil e uma imensa fábrica com mais de 36 mil metros quadrados localizada na região de Itapevi (SP).
Roberto Fulcherberguer é o atual CEO da Via, antiga Via Varejo, e ocupa o cargo desde junho de 2019. Fulcherberguer tem uma longa carreira no setor de varejo, tendo começado no fina da década de 1980 na Lojas Arapuã. Mais tarde foi para o Grupo Pão de Açúcar. Passou, mais tarde, a integrar a Via.
Paulo Camargo é o presidente da Arcos Dorados (grupo que representa o McDonald’s no Brasil e em 23 países da América Latina) e ocupa o cargo há 6 anos. Camargo possui formação em Administração e especialização em Educação Executiva feita em Harvard (EUA). Hoje é um dos principais responsáveis pela mudança na comunicação e posicionamento de marca, com campanhas como a mudança de nome em algumas lojas e o comprometimento com a receita do futuro (programa de metas para reduzir o impacto ambiental da marca).
Luciano Hang é co-fundador e proprietário da Havan. A empresa do setor de varejo foi fundada em 1986 e possui mais de 160 estabelecimentos no formato de megalojas. Uma das características da marca são as réplicas da Estatuas da Liberdade na parte exterior e próximas às entradas das lojas.
Noel Prioux era o CEO do Carrefour até o momento em que o ranking foi feito e divulgado. Noel fez longa carreira na empresa francesa, e trabalhou em diversos países pelo Carrefour. O novo ocupante do cargo é Stephane Maquaire.
Roberto Mussnich trabalha desde 2001 no grupo Atacadão, e exerce a função de CEO desde 2007. Com a venda da principal empresa de atacarejo para o Grupo Carrefour, Roberto deixará o cargo de presidente ao final do ano, sendo substituído por Marco Oliveira, que era vice-presidente da empresa.
Sérgio Zimerman é fundado e CEO da Petz, empresa do segmento pet inaugurada em 2002. Zimerman também comandou uma grande loja de atacado, Super Brasil, mas que veio à falência em 2002. No mesmo estabelecimento em que o Super Brasil faliu, Sérgio abriu o seu primeiro pet center. Atualmente possui franquias presentes em mais de 100 cidades e um faturamento anual de R$1 bilhão.
Renata Gomide é a atual diretora de branding e comunicação do Grupo Boticário. Renata também passou pelo Grupo Pão de Açúcar, como gerente de marketing, e depois foi para Eudora, uma das marcas do Boticário. Renata Gomide formou-se em administração na Faap e em marketing na ESPM.
Imagens: Divulgação