Dois terços dos consumidores do Rio Grande do Sul perceberam aumento nos preços dos alimentos após as enchentes que atingiram a região há cerca de quatro meses. A tragédia não apenas devastou comunidades, mas também gerou consequências econômicas em praticamente todos os estados brasileiros, com a alta nos preços dos alimentos e mudanças no comportamento dos consumidores.
A pesquisa foi conduzida pela Pluxee, com a participação de 5.633 consumidores, e aponta que o setor de grãos, como arroz, soja, milho e afins, teve a maior percepção de alta nos valores, com 84%. Em seguida, aparecem os itens de hortifruti, como frutas, legumes e verduras, com 40%; o setor de proteínas (bovina, suína, aves), com 30%; e o óleo de cozinha, com 19%.
Luiz Louzada, diretor Comercial Corporate da Pluxee analisa que “esse aumento expressivo nos preços dos produtos está diretamente relacionado aos desafios logísticos e à perda de colheitas enfrentados pelos agricultores gaúchos. A situação tem gerado uma pressão significativa no orçamento das famílias brasileiras.”
Impactos no poder de compra da população
A pesquisa também destaca mudanças nos hábitos de compra. Cerca de 34% dos consumidores passaram a pesquisar preços em mais locais antes de comprar, enquanto 32% estão aproveitando mais as promoções e ofertas. Outros 32% afirmaram estar comprando menos alimentos no geral; 23% optam por alimentos mais baratos, mesmo que de qualidade inferior; e 11% estão adquirindo produtos em atacado como forma de economizar.
“Estamos observando uma tendência clara de mudança nos hábitos de compra, impulsionada pela necessidade de adaptar-se à nova realidade econômica. As famílias estão priorizando a compra de alimentos essenciais e buscando novas estratégias para manter o poder de compra em meio a esse cenário desafiador,” acrescenta Louzada.
Um dado do levantamento mostra que, além dos serviços voluntários em ações locais, ao menos 54% dos entrevistados contribuíram com doações para a população gaúcha afetada, e 50% estão priorizando a compra de alimentos produzidos no Rio Grande do Sul como forma de contribuir para a recuperação do estado.
“À medida que o Rio Grande do Sul se reergue, os consumidores continuam a desempenhar um papel de grande importância solidária, mostrando que ações de consumo conscientes, o fortalecimento das redes de apoio e a empatia são fundamentais em tempos de crise”, finaliza o executivo.
Imagem: Shutterstock