Dois terços dos consumidores do RS notaram alta nos preços dos alimentos após as enchentes

A pesquisa foi conduzida pela Pluxee, com a participação de 5.633 consumidores

Dois terços dos consumidores do RS notaram alta nos preços dos alimentos após as enchentes

Dois terços dos consumidores do Rio Grande do Sul perceberam aumento nos preços dos alimentos após as enchentes que atingiram a região há cerca de quatro meses. A tragédia não apenas devastou comunidades, mas também gerou consequências econômicas em praticamente todos os estados brasileiros, com a alta nos preços dos alimentos e mudanças no comportamento dos consumidores.

A pesquisa foi conduzida pela Pluxee, com a participação de 5.633 consumidores, e aponta que o setor de grãos, como arroz, soja, milho e afins, teve a maior percepção de alta nos valores, com 84%. Em seguida, aparecem os itens de hortifruti, como frutas, legumes e verduras, com 40%; o setor de proteínas (bovina, suína, aves), com 30%; e o óleo de cozinha, com 19%.

Luiz Louzada, diretor Comercial Corporate da Pluxee analisa que “esse aumento expressivo nos preços dos produtos está diretamente relacionado aos desafios logísticos e à perda de colheitas enfrentados pelos agricultores gaúchos. A situação tem gerado uma pressão significativa no orçamento das famílias brasileiras.”

Impactos no poder de compra da população

A pesquisa também destaca mudanças nos hábitos de compra. Cerca de 34% dos consumidores passaram a pesquisar preços em mais locais antes de comprar, enquanto 32% estão aproveitando mais as promoções e ofertas. Outros 32% afirmaram estar comprando menos alimentos no geral; 23% optam por alimentos mais baratos, mesmo que de qualidade inferior; e 11% estão adquirindo produtos em atacado como forma de economizar.

“Estamos observando uma tendência clara de mudança nos hábitos de compra, impulsionada pela necessidade de adaptar-se à nova realidade econômica. As famílias estão priorizando a compra de alimentos essenciais e buscando novas estratégias para manter o poder de compra em meio a esse cenário desafiador,” acrescenta Louzada.

Um dado do levantamento mostra que, além dos serviços voluntários em ações locais, ao menos 54% dos entrevistados contribuíram com doações para a população gaúcha afetada, e 50% estão priorizando a compra de alimentos produzidos no Rio Grande do Sul como forma de contribuir para a recuperação do estado.

“À medida que o Rio Grande do Sul se reergue, os consumidores continuam a desempenhar um papel de grande importância solidária, mostrando que ações de consumo conscientes, o fortalecimento das redes de apoio e a empatia são fundamentais em tempos de crise”, finaliza o executivo.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile