Você sabia que a IA pode cuidar da sua saúde?

Episódio 5: A democratização da IA através do aumento do seu uso em diversas áreas

Dando sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA, eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos trazer informações para vocês refletirem sobe os potenciais usos da inteligência artificial na sua vida.

O meu ponto de destaque, aqui, é abastecer vocês com informações que ajudarão a materializar a IA,  que, para muitos, ainda é um terreno desconhecido e até assustador.

“É uma ferramenta que não é inerentemente boa ou ruim, é o que se decide fazer com ela. Como qualquer outra – como uma faca ou o fogo -, ela pode ser usada de diferentes maneiras, e precisamos garantir que seja usada por razões positivas”, disse Daniela Rus, que é professora de engenharia elétrica e ciência da computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, além de diretora do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL).

E Daniela ainda complementa: “Quanto mais pessoas participam da inteligência artificial, mais ela se democratiza, mais pode florescer.”

Como eu já escrevi em outros artigos, a IA veio para melhorar a nossa vida, para cuidar das tarefas pesadas, dar celeridade aos processos, ampliar nossas possibilidades de formas inimaginárias e até mesmo para cuidar da nossa saúde.

Na área da medicina, a IA já está sendo usada para diagnóstico e tratamento de doenças. Através do aprendizado contínuo (machine learning), que é um subcampo da inteligência artificial, diagnostica precocemente doenças, através da análise de imagens, verifica padrões e possibilita o diagnóstico do câncer. E vai mais longe, podendo nos antecipar as doenças ao identificar os fatores de risco.

A IA tem capacidade de consolidar dados vindos de várias fontes, o que, em muitas situações, é humanamente impossível pela capacidade de memória, variedade de fontes e quantidade de informações. Ela consegue colocar à disposição dos médicos os aprendizados das diferentes respostas de diferentes pacientes aos medicamentos.

Tenho certeza de que, cada vez mais, as pessoas encontrarão o seu melhor uso nas suas vidas. Através da IA, a humanidade dará um grande salto.

A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.

Encontro vocês no nosso próximo episódio.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile