NRF prevê aumento de até 4% em vendas de fim de ano nos Estados Unidos

A taxa de crescimento é consistente com o aumento médio anual de 3,6% entre 2010 e 2019

vendas

As vendas de fim de ano no varejo dos Estados Unidos devem retomar os níveis anteriores à pandemia da covid-19, alcançando um montante entre US$ 957,3 bilhões e US$ 966,6 bilhões nos meses de novembro e dezembro.

A Federação Nacional do Varejo (NRF, na sigla m inglês), espera gastos recordes durante a época festiva: entre o primeiro dia de novembro e o último de dezembro, é previsto que as vendas dos varejistas aumentem entre 3% e 4% ante os resultados de 2022.

A taxa de crescimento é consistente com o aumento médio anual de 3,6% entre 2010 e 2019. As projeções das vendas totais, que excluem concessionários de automóveis, postos de gasolina e restaurantes, superariam o recorde de US$ 929,5 mil bilhões de dólares estabelecido no ano passado.

Consumidor incerto

O aumento dos gastos foi alimentado pelo crescimento contínuo dos salários e do emprego. Jack Kleinhenz, economista da NRF, afirma que os ganhos de emprego “desaceleraram, mas não caíram”, com as folhas de pagamento subindo 150 mil cargos em outubro e a média móvel de três meses em 204 mil, apesar das revisões em baixa para agosto e setembro.

O uso do cartão de crédito tem aumentado, mas a capacidade das famílias de pagar as suas contas está em linha com os níveis pré-pandemia.

“A família média permanece numa situação financeira relativamente sólida, apesar das pressões da inflação ainda elevada, das condições de crédito rigorosas e das taxas de juro elevadas. Espero que o ritmo recente de gastos continue durante a época de festas e que os consumidores continuem a gastar numa variedade de itens e experiências, mas a um ritmo mais lento”, afirma.

Houve uma mudança nos gastos de bens para serviços que poderia afetar as vendas dos varejistas nas férias, uma vez que os consumidores que ficaram em casa durante a pandemia passaram a se aventurar novamente em viagens, entretenimento e refeições em restaurantes.

Para Kleinhenz, os consumidores priorizam os gastos nas férias o tempo todo e podem até reduzir as compras no início do ano para poupar a sua capacidade de gastar durante as celebrações de novembro e dezembro.

“As famílias estão iniciando a época em condições financeiras decentes e gerindo as restrições dos seus salários num contexto de taxas de juro e obrigações financeiras mensais mais elevadas à medida que procuram manter o seu modo de vida”, explica.

O economista disse que tem havido “uma desconexão entre os gastos sólidos e a queda da confiança do consumidor”, que tem gastado mais, apesar das preocupações com a inflação, as altas taxas de juros e o estresse político.

Imagem: Shutterstock

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